Jorge Luiz da Silva, um pintor de 38 anos, morreu na tarde do último domingo (4) após ser atingido no pescoço por uma linha chilena, usada para empinar pipa. O homem voltava de um campeonato de futebol do filho com a esposa em uma motocicleta quando o acidente ocorreu.

homem que morreu atingido por linha chilena
A linha chilena atingiu o pescoço do motociclista (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O caso aconteceu em Nilópolis, no Rio de Janeiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros ao portal O Dia, a equipe foi acionada por volta das 16h30. Entretanto, quando os bombeiros chegaram, a vítima estava sendo atendida por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Infelizmente, o pintor não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto a esposa, que estava na garupa, não foi atingida pelo fio. Já um amigo do casal, que estava em uma moto atrás deles, também foi atingido pela linha chilena, mas sofreu ferimentos leves e conseguiu ir sozinho até um hospital para ser atendido.

Uso de linha chilena é proibida em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro

A linha chilena é geralmente feita com uma combinação de cola e pó de quartzo. Esse fio é ainda mais cortante que o cerol tradicional e pode causar ferimentos graves, inclusive fatais, especialmente entre motociclistas, ciclistas e pedestres.

No Brasil, o uso, fabricação e comercialização da linha chilena são proibidos por lei em vários estados e municípios, sendo considerado crime em algumas localidades. A proibição se baseia no risco à vida que esse material representa, e quem for flagrado com a linha pode responder por crime previsto no Código Penal, além de estar sujeito a multa e apreensão do material.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.