Imagem aérea mostra onde estão veículos atingidos por deslizamento na BR-376
Imagens aéreas ajudam as equipes de buscas a localizar e resgatar as vítimas do deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. A foto registra os pontos em que os veículos pararam, pelo menos três caminhões e dois carros estão visíveis, mas estima-se que existam pelo menos seis carretas e mais 10 automóveis soterrados.
Leia mais:
- VÍDEO: Imagens exclusivas mostram área da tragédia na BR-376
- Tempo instável e risco de queda de rodovia dificultam buscas por vítimas no Paraná
- Homem de 60 anos morto em deslizamento na BR-376 será sepultado na Grande Curitiba
O deslizamento foi registrado na segunda-feira (28) e até o momento, um caminhão e três carros foram retirados do local. Duas pessoas foram encontradas mortas e 19 pessoas entraram em contato com o gabinete de crise do Governo do Paraná para relatar desaparecidos pelo telefone 0800-282-8082. A estimativa é de que existam de 30 a 50 vítimas soterradas.
Ainda segundo o coronel, as equipes de buscas utilizaram um drone com uma câmera termal em busca de vida, para detectar pontos de calor, mas até o momento não foram encontrados sobreviventes para resgate.
Risco da pista desabar
Durante a coletiva, o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Vasco, confirmou que há risco da BR-376 desabar, no trecho entre o Paraná e Santa Catarina. “Estamos preocupados com a própria pista. Existe o risco sim da pista desabar”, declarou Vasco.
No momento do deslizamento, um grande volume de terra foi parar sobre a pista, que fica em uma região suspensa. Além disso, as chuvas continuam no local, o que favorece a possibilidade de uma nova tragédia.
Deslizamento na BR-376
O deslizamento aconteceu por volta de 19h desta segunda-feira (28) e atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da BR-376, em Guaratuba, que já se encontravam com filas durante a tarde. As camadas de lama arrastaram ao menos 15 veículos para fora da pista.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376 (PR), na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). A rota alternativa indicada para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116.