O órgão regulador da aviação da Índia (DGCA), informou que a tripulação do Boeing 787 Dreamliner da Air India, que caiu momentos após a decolagem, emitiu um chamado de emergência antes da queda. No entanto, logo após fazer o chamado de “mayday” (código internacional que indica emergência), o piloto da aeronave não fez mais nenhum contato com a torre de controle do Aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. O avião transportava 242 pessoas, sendo 232 passageiros e 10 tripulantes.

Avião cai
Piloto fez alerta de emergência segundos antes da queda (Foto: Reprodução/X)

O voo 171 da Air India havia decolado segundos antes do acidente em direção ao Aeroporto de Gatwick, em Londres, capital da Inglaterra. Logo após a declaração de emergência, o avião caiu sobre um alojamento para médicos residentes. De acordo com a imprensa local, cerca de 60 estudantes de medicina estavam no local, o que pode elevar consideravelmente o número de vítimas fatais. Conforme as primeiras informações das autoridades locais, não há sobreviventes na aeronave.

Especialistas apontam possíveis causas para queda de avião na Índia

Especialistas em aviação ouvidos pelo jornal britânico Daily Mail afirmam que o Boeing pode ter perdido potência repentinamente “na fase mais crítica do voo”, logo após a decolagem. De acordo com essas fontes, as possíveis causas para isso incluem uma mudança rápida no vento, colisão com aves ou condições climáticas adversas. No entanto, qualquer um desses fatores só poderá ser apurado após as investigações e a análise das caixas-pretas da aeronave.

Aviao Air India
Queda de avião deixou um rastro de destruição (Foto: Reprodução/X)

O tenente-coronel John R. Davidson, ex-piloto da Força Aérea dos EUA e consultor em segurança da aviação comercial, disse ao jornal que, com base nos dados preliminares de rastreamento de voo, o avião parece ter atingido a velocidade de decolagem, mas não a altitude. Isso sugeriria “uma aceleração muito tardia ou uma perda de sustentação logo após a decolagem”.

“Há vários cenários possíveis: problemas de empuxo ou desempenho do motor, peso excessivo da aeronave, configuração inadequada de compensadores ou flaps, ou uma falha mais crítica que afetou a capacidade da aeronave de subir”, afirma o especialista.

Ex-piloto aponta possibilidade de “múltiplos impactos de aves” para queda de avião

Em entrevista ao canal indiano NDTV, o capitão Saurabh Bhatnagar, também ex-piloto, afirmou que o acidente “parece um caso de múltiplos impactos de aves em que ambos os motores perderam potência”. Ao avaliar as imagens da queda, ele relatou o que pode ter acontecido.

Boeing 747 Dreamliner da Air India
Queda é a primeira da história do Boeing 787 Dreamliner (Foto: Reprodução/Facebook/Air India)

“A decolagem foi perfeita. Então acredito que, pouco antes de recolher o trem de pouso, a aeronave começou a descer, o que só acontece caso o motor perca potência ou a aeronave pare de gerar sustentação”. complementou.

Como as condições meteorológicas no aeroporto eram boas no momento da decolagem, sem registro de fortes ventos, essa causa parece menos provável, de acordo com os especialistas.

Assista ao vídeo do acidente:

(Créditos: Reprodução/X)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.