O volume de doações realizadas nesta segunda superou o necessário para atender a demanda do acidente. (Foto: divulgação)

Hemepar agradeceu corrente de doadores. Em Curitiba, movimento foi 66% maior que o normal

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) emitiu nota na tarde desta segunda-feira (4) agradecendo aos paranaenses que doaram sangue às vitimas do acidente ocorrido no domingo (3) na BR 277, em Morretes. O órgão informou ainda que a solidariedade dessas pessoas fez com que os estoques de sangue atingissem níveis seguros em todo o Estado.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, o volume de doações realizadas nesta segunda superou o necessário para atender a demanda do acidente. Em Curitiba, por exemplo, o movimento foi 66% maior que o normal. “Gostaríamos de agradecer a todos que atenderam ao nosso apelo de urgência e informar que a situação já está sob controle”, ressaltou.

Atualmente, o Hemepar é responsável por abastecer 384 hospitais com bolsas de sangue e hemoderivados. Para isso, são necessárias cerca de 600 a 700 doações diárias, somando as coletas de todas as 21 unidades da rede. O limite é estabelecido para que não haja desperdício, visto que esses componentes têm curto prazo de validade.

Doações de sangue

Quem quiser doar sangue pode se programar para comparecer durante a semana em uma das unidades do Hemepar. Na capital, o serviço de coleta funciona na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. 

Durante a semana, a unidade abre das 7h30 às 18h30. No sábado abre das 8h às 18h. O telefone para contato é (41) 3281-4000 e 0800 6454555. Os endereços e horários das demais unidades de coleta estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br.