O motorista de uma van que transportava famílias de Prudentópolis, no Paraná, para um parque de diversões na Penha, em Santa Catarina, relatou momentos de desespero ao tentar salvar os passageiros, entre eles várias crianças, após o grave acidente registrado na manhã desta quarta-feira (12) na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. O veículo foi atingido por um caminhão que, segundo testemunhas, seguia em alta velocidade e estava carregado com produtos inflamáveis.

Luciano, que conduzia a van, contou que o grupo havia saído de Prudentópolis por volta das 0h45. “Era um passeio em família, havia crianças, pais com as crianças, inclusive uma das passageiras era a minha filhada, que estava no banco atrás de mim”, relatou.
A van transportava 16 pessoas, 15 passageiros e o motorista. O condutor contou que tudo aconteceu em questão de segundos. “Eu senti uma pancada muito forte na traseira da van. Não vi, não ouvi buzina, não vi luz, só senti a pancada. Aí as pessoas gritando. O desespero foi grande, porque a gente não sabia o que estava acontecendo. A única imagem que eu via era a traseira de um caminhão na frente da minha van”, disse.
Logo após a colisão, começou um incêndio. “O incêndio começou no caminhão, que colidiu com a gente, começou na carroceria, que estava carregado com produtos inflamáveis, com vários produtos químicos também, que causaram diversas explosões”, contou Luciano. Ele estava preso pelo cinto e com a perna imobilizada, mas conseguiu se soltar e sair pela janela.
Mesmo ferido, o motorista voltou para ajudar os passageiros. “Passei pela janela da van e já gritei para as pessoas trazerem o extintor, porque a van estava se incendiando. Vieram dois ou três extintores, mas não foram o suficiente. Nesse momento eu fui ajudando a tirar as vítimas. Vieram outros motoristas dos caminhões, os operários, e nós começamos a retirar essas vítimas”, relatou.
Luciano lembra que uma das passageiras, que estava inconsciente, precisou ser retirada pela janela. “As duas portas foram danificadas, não abriram. A lateral da van foi arrancada com o impacto”, disse. Ele destacou ainda que o incêndio se espalhou rapidamente e que priorizou as crianças: “Eu consegui retirar as crianças primeiramente e os adultos que estavam presos. Uma das vítimas caiu no asfalto, outra teve lesões na cabeça e uma das crianças também teve lesão. Graças a Deus e à Nossa Senhora, muitas crianças saíram ilesas, inclusive a minha filhada.”
Abalado, o motorista afirmou que ainda tenta entender o que aconteceu. “Hoje eu estou em estado de choque por pensar que futuramente essas crianças vão lembrar de um dia que deveria ser alegre e feliz, e vão lembrar dessa cena triste”, lamentou.
Acidente na BR-376
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e da concessionária que administra a BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, atendem na manhã desta quarta-feira (12) um grave acidente na rodovia.
A tragédia na BR-376 aconteceu em um trecho com obras. Conforme testemunhas, o fluxo de veículos seguia em baixa velocidade, somente pela pista da esquerda. Entretanto, um caminhoneiro não conseguiu reduzir a velocidade e também não pode acessar a área de escape, pois havia uma fila de veículos bloqueando o acesso. O caminhão baú então seguiu pela faixa da direita, que estava interdita, porém, em uma curva não conseguiu evitar a colisão.
O caminhoneiro bateu em uma carreta e na sequência atingiu a traseira de uma van. O veículo menor transportava crianças e algumas ficaram feridas. Outros motoristas tentaram ajudar as vítimas rapidamente.
Conforme informações da PRF, 14 pessoas ficaram feridas e um óbito foi confirmado no local.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui