Um naufrágio terminou com a morte de quatro mulheres, uma adolescente e duas crianças no porto de La Restinga, na ilha de El Hierro, no arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, na quarta-feira (28).

Outras oito pessoas estão hospitalizadas, três em estado grave. O barco, que transportava 159 migrantes, incluindo mulheres, homens e crianças, virou ao tentar atracar no porto. Conforme testemunhas, as vítimas ainda tentaram subir no casco da embarcação já virada, enquanto outros se agarravam a boias lançadas pelas equipes de socorro.
Além das vítimas fatais, oito pessoas foram levadas para hospitais em El Hierro e Tenerife, três delas em estado grave. Segundo informações do serviço de emergência, todas as vítimas hospitalizadas são mulheres ou crianças.
Naufrágio que terminou com mortes de mulheres: autoridades pedem revisão de protocolos
Diante da tragédia, o presidente do governo local de El Hierro, Alpidio Armas, cobrou mudanças nas estratégias de recepção aos migrantes. “Não pode acontecer que a gente saia 200 milhas ou 25 milhas para pegar um barco e quando ele chega na porta, as pessoas morram no cais”, afirmou ele à imprensa no porto.
Até o momento, as autoridades não conseguiram confirmar de qual ponto a embarcação partiu. Segundo o Resgate Marítimo espanhol, o barco carregava 32 menores, 49 mulheres e 78 homens, todos em condições precárias.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui