Um dirigível personalizado caiu nesta quarta-feira (25), em Osasco (SP), e deixou uma pessoa ferida. No entanto, muitas pessoas não sabem o que é, como é pilotado e para que serve o dirigível.

Dirível do São Paulo
Dirigível personalizado do São Paulo durante voo (Foto: reprodução/redes sociais)

Segundo o site Recreio, os dirigíveis são aeronaves de formato alongado, utilizadas em diversos contextos, especialmente para fins de vigilância, publicidade e captação de imagens. Para sua elevação, utilizam gás hélio, um elemento mais leve que o ar atmosférico. A quantidade de gás necessária para manter a aeronave no ar depende de seu peso total, sendo que modelos maiores podem conter até 6 milhões de litros de hélio, o equivalente a milhares de botijões de gás de cozinha.

Modelos de dirigíveis

Existem três modelos principais de dirigíveis: rígido, semirrígido e não rígido. O dirigível rígido possui uma estrutura metálica interna que mantém o formato da aeronave. O semirrígido combina uma estrutura de suporte com a lona que forma o balão, enquanto o não rígido depende exclusivamente da pressão interna para manter a forma.

Nos dirigíveis rígidos e semirrígidos do passado, os passageiros ocupavam cabines dentro do próprio balão, com infraestrutura completa, incluindo áreas para refeições e lazer.

Ainda conforme o site Recreio, atualmente, o modelo semirrígido é o mais utilizado. Nesses dirigíveis, há balões menores de oxigênio que controlam a subida e descida do veículo. Durante o voo, o piloto regula a quantidade de ar nesses balões, o que altera o peso da aeronave e estabiliza sua altitude. Para o deslocamento horizontal, utilizam-se hélices motorizadas, e o controle da direção é feito por um leme posicionado na cauda.

A parte inferior do dirigível abriga a gôndola, uma cabine onde ficam o piloto e os passageiros, além de equipamentos de controle e câmeras de filmagem, frequentemente usadas em eventos transmitidos por televisão. A velocidade de um dirigível é limitada, alcançando aproximadamente 100 quilômetros por hora, bem abaixo de aeronaves comerciais modernas, como o Boeing 737, que podem atingir até 900 quilômetros por hora.

Atualmente, o uso de dirigíveis para transporte de cargas e passageiros é limitado devido à baixa velocidade e vulnerabilidade a condições climáticas adversas. No entanto, eles continuam a ser uma alternativa econômica para atividades que demandam baixo consumo de combustível, como o monitoramento aéreo e a publicidade.

Dirigível personalizado do São Paulo cai e deixa uma pessoa ferida

O dirigível personalizado que caiu nesta quarta-feira (25), em Osasco (SP), deixou uma pessoa ferida. O momento em que o dirigível caiu foi registrado em vídeo por moradores da região (assista abaixo). Nas gravações é possível ver que casas e postes elétricos foram atingidos. Apesar disso, não houve registro de incêndios.

As causas do acidente ainda não foram identificadas (Foto: reprodução/redes sociais)

O Corpo de Bombeiros esteve no local para realizar a retirada do dirigível. A princípio não há informações sobre as causas da queda. De acordo com as autoridades locais, duas pessoas estavam dentro do dirigível, umas delas teve ferimentos leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). 

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Conforme o portal UOL, o dirigível é propriedade da empresa Airship do Brasil e havia sido contratado pelo São Paulo para realizar uma ação de divulgação para o próximo jogo do time. A aeronave continha frases como “Torcida que conduz” e “Vamos, São Paulo”.

Anteriormente o dirigível havia sobrevoado regiões da cidade e algumas pessoas realizaram registros em imagens compartilhados no Instagram. Conforme divulgado pelo portal, o clube lamentou o acidente e disse que está prestando o suporte.

Dirigível cai em Osasco; veja vídeo

Vídeo: reprodução/redes sociais

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Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.