O desrespeito à ciclovia é considerado uma das principais razões de acidentes

Entre janeiro e abril deste ano já foram registrados 590 acidentes entre automóveis e bicicletas em todo o Paraná. Os números foram divulgados pelo Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros. No período foram contabilizadas 602 vítimas e 10 mortes causadas pelas colisões.

Seja pelos limites de espaço ultrapassados pelos condutores ou por desatenção dos ciclistas, o desrespeito à ciclovia é considerado uma das principais razões de acidentes pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

Prevenção

Com intenção de prevenir acidentes deste tipo e reorganizar o espaço urbano, o Governo do Paraná tem trabalhado nas duplicações e construção de calçadas e ciclovias. Obras acontecem no trecho Pinhais – Piraquara (14 km), Colombo (6,5km), Estrada do Cerne (11km) e Litoral do Paraná (3,5km). 

Para os projetos que ainda serão executados estão programadas 51 quilômetros de ciclovias e 23 quilômetros de calçadas e ciclovias entre Matinhos e Praia de Leste (24 km), Curitiba e Rio Branco (23km) e Londrina e Guaravera (27 km).

A Coordenadora do Programa Ciclo Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, conta que o Estado tem investido para implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta não somente como meio de lazer e prática esportiva mas também como meio de transporte. 

Daniela explica ainda que um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam o quanto também é importante o respeito e cidadania na prevenção de acidentes de trânsito.