As nove vítimas que morreram na explosão da empresa Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram homenageadas em uma missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Na noite deste domingo (17), a comunidade em Campina Grande do Sul, realizou a Missa de Sétimo Dia e lembrou com carinhos dos funcionários que não resistiram.

Montagem com duas fotos da Missa de Sétimo Dia das vítimas da explosão da Enaex
Santuário realizou Missa de Sétimo Dia na noite deste domingo (17), em Campina Grande do Sul (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Familiares e amigos de cinco das nove vítimas estiveram na celebração e foram acolhidos pela comunidade. A missa ministrada pelo Padre Messias contou com um momento especial de oração pelos funcionários e os parentes receberam um porta-retrato com fotos das vítimas.

“Em um gesto de consolo e carinho, cinco famílias presentes receberam um porta-retrato com a foto de seu ente querido e uma passagem bíblica de conforto. Os demais porta-retratos foram confiados a uma paroquiana, funcionária da empresa, que fará a entrega às outras famílias”, informou o santuário.

O momento gerou bastante emoção e os familiares presentes foram até o altar para receber o consolo da comunidade. No final da missa, o padre Messias cantou uma música da Irmã Miria, que faz referência a despedidas.

“Vou sentir saudade, vou chorar de amor, coração que fica, coração que parte. Mas, nossa amizade, levo aonde eu for. Vida se faz rica, quando se reparte. Despedida dói na alma, nossas vidas vão e vêm, mas o abraço nos acalma, meus irmãos, te quero bem”, diz a letra.

Vítimas de explosão na Enaex receberam homenagens
Porta-retratos com fotos das vítimas da explosão da Enaex estiveram no altar do Santuário (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Nove mortes na explosão da Enaex

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil. A situação ocorreu na fábrica localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

A empresa divulgou os nomes das vítimas e lamentou o ocorrido nesta terça-feira (12); veja quem são:

A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004.

Veja nota da empresa sobre a explosão:

“É com enorme pesar que a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente aproximadamente às 06h00 desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação em suas instalações fabris localizadas no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil.
Como resultado do fato, lamentamos o falecimento de 09 de nossos colaboradores. Eles são: Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Goncalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho.
Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências.
As investigações das causas do acidente estão em curso. A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.
Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais“.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.