Sobreviventes do acidente com um ônibus desgovernado que acabou na morte do empresário Marcos Lazario na Avenida Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, falaram sobre o susto que passaram ao ver o coletivo arrastando os carros na manhã desta sexta-feira (13).

Sobreviventes relatam o susto após acidente com ônibus que matou empresário
Pelo menos sete veículos estão envolvidos no acidente (Foto: Kainan Lucas / RICtv)

Gabriel Vitor Teixeira dirigia um dos carros atingidos pelo ônibus desgovernado. Ele conta que “nasceu de novo” e que sua reação foi a de abrir a porta imediatamente.

“Eu não consegui entender nada, quando eu fui ver o ônibus já estava colado no vidro, tive a reação de tirar o cinto e abrir a porta só, mas é difícil explicar, né? Tem que dar valor à nossa vida, porque um cruzamento que estava fechado aconteceu isso, então é difícil explicar. É livramento de Deus, não tem outra explicação. Porque tinha tudo para ter acontecido alguma coisa, sair ferido sem nenhum arranhão é Deus, não tem outra explicação”, disse Gabriel.

Outro sobrevivente do acidente foi o médico Diego Pereira Sanches, que revelou que estava levando o filho para o futebol no momento da batida. Além disso, o médico contou que tentou socorrer o dono da churrascaria que morreu.

“Acredito que ele tenha tirado para a direita, porque é o instinto normal, e pegou no meu carro, pegou vários outros carros, acredito que foram 7 carros. Nesse momento, o meu filho se assustou, eu deixei ele com uma moça para cuidar e fui fazer o atendimento de algumas vítimas, para ver se tinha mais alguém grave. Então, fui ao carro que estava embaixo do ônibus. Só conseguia acessar a pessoa que estava dentro do carro por cima, então a gente teve que subir no carro, eu conseguia só ver as costas, ele tinha algumas fraturas que dava para ver, expostas, uma perda sanguínea considerável. Tentei manter a via aérea dele, mas um minuto, nem isso, o pulso parou e acho que ele entrou em parada cardiorrespiratória e faleceu”, explicou.

Vítima de acidente com ônibus desgovernado era proprietário de churrascaria

O empresário Marcos Lazario, proprietário da churrascaria Master Grill, não resistiu aos ferimentos. Seis carros e um caminhão foram atingidos pelo coletivo da linha de transporte público da capital paranaense, nesta sexta-feira (13).

Churrascaria homenageia empresário morto em acidente com ônibus: "Líder dedicado"
Restaurante publicou uma nota lamentando a perda do empresário (Foto: Reprodução / Master Grill)

Nas redes sociais, o restaurante lamentou a morte do empresário e informou que o atendimento está suspenso por causa do acidente que matou o dono da churrascaria.

“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Marcos Lazario. Hoje, a família Master Grill está de luto pela perda do nosso querido proprietário, um líder dedicado e apaixonado, que deixou sua marca não apenas no negócio, mas nos corações de todos que o conheceram. Marcos, sua memória jamais será esquecida”, disse a nota da churrascaria.

Vítima de acidente com ônibus desgovernado é dono de churrascaria
Atendimento da churrascaria foi suspenso após confirmação da morte de empresário (Foto: reprodução / redes sociais)

Câmeras flagraram o acidente

Câmeras de segurança flagraram o momento em que o ônibus desgovernado que causou um grave acidente em Curitiba arrasta os veículos. Seis carros e um caminhão foram atingidos pelo coletivo da linha de transporte público da capital paranaense, nesta sexta-feira (13). Uma pessoa morreu na colisão.

ônibus desgovernado câmeras de segurança
Acidente deixou ao menos 4 feridos (Foto: Kainan Lucas/RICtv | Câmaras de segurança)

As imagens mostram veículos parados no semáforo da Avenida Arthur Bernardes esquina com a Avenida de Iguaçu, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O ônibus, porém, não para e arrasta os automóveis e um caminhão por vários metros.

O coletivo acabou parando em cima de um veículo, um Fiat Uno branco, e deixou uma vítima fatal. O motorista do carro, de 49 anos, ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Ele ainda não foi identificado.

Veja momento em que ônibus desgovernado arrasta veículos:

Ônibus arrastou carros por alguns metros (Vídeo: Reprodução/RICtv)

Além do motorista morto, quatro pessoas ficaram feridas: uma adolescente, de 14 anos; uma jovem, de 27 anos; e uma mulher, de 46 anos; e uma outra mulher que não teve idade revelada pelo Corpo de Bombeiros. Todas foram levadas ao Hospital Evangélico.

Empresas responsáveis por ônibus desgovernado se manifestam

Em nota, a Urbanização de Curitiba (Urbs) afirmou que o ônibus não tinha passageiros e estava a caminho da garagem. Ainda, que o veículo tinha passado pela última inspeção em novembro e que estava com o selo de validade dentro do prazo. As causas do acidente serão apuradas, mas a suspeita é de que o ônibus tenha ficado sem freios.

Nota da Urbs na íntegra:

“A Urbs lamenta profundamente o acidente entre um ônibus urbano e dez carros que acabou causando a morte de uma pessoa e deixando sete feridos na manhã desta sexta-feira (13/12). Um ônibus da linha 703-Caiuá se envolveu em um acidente por volta das 10h14 no cruzamento das avenidas Arthur Bernardes e Iguaçu. O veículo estava sendo recolhido para a garagem e não tinha passageiros.

A Urbs está apurando mais informações sobre o acidente e vai investigar as causas. O ônibus fez a última inspeção em 8/11, quando foi atestado o pleno funcionamento. O selo de validade do veículo é de até 5/4/25.

Fiscais da Urbs estão no local prestando apoio às vítimas e também coordenando os desvios no transporte coletivo no local. A Urbs prestará apoio às autoridades para colaborar na investigação do ocorrido.

Nota na íntegra da Expresso Azul

“A Expresso Azul lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira, por volta das 10 horas, na esquina das avenidas Iguaçu e Presidente Arthur Bernardes. Assim que foi informada do ocorrido, a empresa mobilizou imediatamente a sua equipe de apoio para prestar toda a assistência necessária no local.

Também designou um perito especializado para dar início às investigações e colaborar com as autoridades competentes na apuração das causas deste incidente. A empresa reafirma seu compromisso com a segurança e a transparência em todos os seus serviços. Neste momento, a prioridade da Expresso Azul é garantir o atendimento às vítimas e prestar a elas o apoio necessário.”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.