Vereadores de Curitiba discutiram possíveis soluções e melhorias para diminuir os acidentes nas travessias que cruzam com as linhas férreas na capital paranaense. O tema foi debatido nesta quarta-feira (30), após novos acidentes serem registrados na última semana.
Atualmente Curitiba tem 37 quilômetros de vias férreas, com 45 passagens de nível instaladas para a circulação de veículos e pessoas, com uma distância média de 700 metros entre elas. Os acidentes causados por esses cruzamentos, assim como as discussões sobre o apito dos trens, são pautas frequentes no Legislativo. “Pedimos melhorias há anos”, atestou Serginho do Posto (DEM), lembrando que, além da passagem da rua Rutildo Pulido, há outras no Cajuru e no Uberaba que expõem a população a risco.
O vereador Herivelto Oliveira, do Cidadania, alertou sobre a passagem elevada na rua Rutildo Pulido, no bairro Cajuru “Em dez meses, foram quatro mortes, não acredito que haja outro cruzamento com tantos acidentes em Curitiba”, protestou o parlamentar, para quem é preciso mobilizar as autoridades públicas e a empresa Rumo, que é a concessionária da linha férrea que corta a capital do Paraná, para a solução do problema.
Serginho do posto, compartilhou a articulação que tem com o Ministério Público, para exigir da empresa Rumo a poda das árvores na área de travessia, e também a melhora da sinalização nesses locais. “E não é obrigação do município. Temos que responsabilizar a empresa, por conta da faixa de domínio, que é da alçada da operadora”, afirmou, em resposta ao Herivelto Oliveira, que reclamou da dificuldade de saber a quem cabe a responsabilidade pela situação que tem gerado mortes no Cajuru. “A Rumo pretende colocar um semáforo de cruzamento férreo, para ver ser reduzirá [a quantidade de acidentes]”, disse o Vereador Serginho.
Vereador de primeiro mandato, João da 5 Irmãos (PSL) se mostrou com a mesma preocupação que os colegas. “Tive três reuniões com a Rumo [para tratar do entorno das linhas férreas] neste ano”, afirmou. O acidente mais recente na passagem da rua Rutildo Pulido aconteceu há uma semana, no dia 23 de junho.
Veja o último acidente com trem registrado em Curitiba: