Câmeras de segurança do Aeroclube de Canela, no Rio Grande do Sul, registraram o momento em que o avião de pequeno, que caiu minutos depois em Gramado, se prepara para decolar com destino a Florianópolis. O avião passa por outro na pista, que parece estar molhada. Há também neblina no local (assista abaixo).

O avião se trata de um bimotor Piper PA-42 Cheyenne, com capacidade para até 10 pessoas. A informação inicial é de que 9 pessoas estavam a bordo e que todas morreram na queda. Conforme informações do Metrópoles, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião estava em “situação normal”, mas não tinha autorização para operar como táxi aéreo.
Ainda não há confirmação se as vítimas a bordo se tratavam de familiares do proprietário da aeronave ou se o avião estava sendo usado como táxi aéreo.
O avião atingiu um prédio, uma casa, uma loja e uma pousada no momento da queda, que foi flagrada por câmeras de segurança (assista aqui). O avião explodiu e ficou em chamas após contato com o solo.
Além dos 9 mortos confirmados, pelo menos 14 pessoas – que estavam nos imóveis atingidos pelo avião – ficaram feridas, duas delas em estado grave. Elas foram socorridas e levadas a hospitais da região.
O governador Eduardo Leite afirmou que todos os esforços do Estado estão mobilizados para atender a ocorrência e lamentou a tragédia, desejando solidariedade às famílias das vítimas.