Um trabalhador foi atropelado por uma escavadeira no primeiro dia de trabalho em uma usina de reciclagem em Royton, na Grande Manchester, Reino Unido. O acidente ocorreu em 28 de julho de 2021 e foi registrado por câmeras de segurança. No entanto, a situação voltou a viralizar na internet.

trabalhador morrendo esmagado
A situação gerou grande repercussão (Foto: reprodução / The Sun)

As imagens mostram o momento em que o homem, vestindo calças laranja de alta visibilidade, caminha próximo a uma pilha de resíduos no pátio da empresa quando é atingido pela pá do veículo e desaparece sob a máquina.

Trabalhador coletava resíduos antes de sofrer acidente

Segundo o site The Sun, o órgão responsável pela investigação, o Executivo de Saúde e Segurança (HSE), informou que o trabalhador estava coletando resíduos manualmente no momento do acidente. Segundo o relatório, a escavadeira passou por cima do homem e só parou após colegas de trabalho alertarem sobre a situação. A vítima, que tinha 40 anos na época, sofreu fraturas e lesões musculares e nervosas na perna. Ele ficou internado por uma semana e, atualmente, trabalha em outra empresa.

A investigação apontou que a vítima realizava o trabalho no chão porque a esteira transportadora normalmente usada na triagem havia sido desativada após um incêndio meses antes. A ausência do equipamento obrigou os funcionários a trabalhar próximos a veículos em operação, sem qualquer tipo de separação ou proteção.

O HSE concluiu que não houve avaliação de risco para a nova forma de trabalho adotada após o incêndio, nem supervisão adequada das atividades. Também foi identificado que a empresa não implementou medidas básicas de segurança recomendadas para situações em que trabalhadores atuam próximos a máquinas em movimento.

A empresa Wheeldon Brothers Waste Limited, com sede em Bury, admitiu a responsabilidade pelo acidente. No Tribunal de Magistrados de Manchester, foi considerada culpada por violar a Seção 2(1) da Lei de Saúde e Segurança no Trabalho de 1974. Como resultado, foi condenada a pagar uma multa de £ 250.000 e mais £ 4.102,32 em custas processuais.

Após o caso, o HSE divulgou um boletim com orientações sobre o uso de carregadeiras em locais onde há trabalhadores a pé, reforçando a necessidade de separação física entre pessoas e veículos em atividades de triagem manual.

Vídeo mostra momento em que a escavadeira esmaga o trabalhador:

Trabalhador ficou bem depois do acidente (Foto: reprodução / The Sun)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.