Ácido sulfúrico vaza de empresa no noroeste do Paraná e causa queimaduras em animais
Uma empresa foi multada em R$ 10 mil após a Polícia Ambiental flagrar um vazamento de ácido sulfúrico, na zona rural de Peabiru, noroeste do Paraná. Animais de uma propriedade rural vizinha ficaram feridos por conta da substância química.
Os policiais ambientais encontraram o vazamento nesta quinta-feira (27), identificando a empresa como origem do ácido. O líquido chegou a um pequeno riacho na região, o que ajudou a espalhar o ácido e a aumentar o impacto ambiental. Não há ainda um levantamento para identificar o impacto na fauna e na flora do riacho.
- Leia também: PF prende 8 pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de cocaína no Porto de Paranaguá
De acordo com os policiais, a substância atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), causando danos à mata nativa. O ácido invadiu uma propriedade vizinha à empresa, causando queimaduras em animais domésticos.
De acordo com a Polícia Ambiental, a empresa foi multada em R$ 10 mil pela APP danificada. A área foi embargada. Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Polícia Civil e Ministério Público foram informados e deverão realizar novas vistorias. Novas multas poderão ser aplicadas e a empresa poderá responder criminalmente pelo vazamento.