Os presos, que se intitulam como ‘Máfia Paranaense’ iniciaram a rebelião no final da tarde deste domingo (1º) e pedem por melhorias (Foto: Paulo Fischer/RICTV Curitiba)

Em vídeo, um dos reféns afirmou que está sendo tratado com dignidade e contou quais são as reivindicações dos presos

Quatro agentes penitenciários continuam sendo feitos reféns na manhã desta terça-feira (3) na Casa de Custódia de Curitiba, no limite entre a Capital e Araucária, na Região Metropolitana. As negociações feitas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram encerradas no final da tarde de segunda.

‘Máfia Paranaense’

Nas primeiras horas da rebelião, que começou no final da tarde de domingo (1º), um vídeo mostra um dos agentes cercado por detentos que seguram armas improvisadas. Outro vídeo foi divulgado na noite de ontem e o refém conta que está bem, que nenhum dos agentes sofreu agressão e que eles estão sendo tratados com dignidade. “Estou fazendo esse vídeo para corrigir algumas informações que estão sendo divulgadas de maneira errônea (…) os detentos não são presos do seguro, eles são de uma facção de oposição ao Primeiro Comando da Capital (PCC), da ‘Máfia Paranaense’, que vem buscando espaço para que o cumprimento da sua pena seja com dignidade e segurança” conta.

O agente Andre Jubilato ainda afirma que uma das reivindicações é a volta de sete integrantes da facção que foram transferidos para outras unidades contra a vontade. “Eles querem primeiramente o retorno dos presos para cá e depois que todos sejam transferidos juntos para uma unidade”. A Polícia divulgou que os agentes evitaram a invasão das outras três galerias, mas no vídeo Jubilato garante, conforme orientação dos rebelados, que isso não aconteceu.

Leia também: Renata Muggiati: ex-peritos são incluídos em processo

Agentes penitenciários liberados

Na noite de domingo, quando o motim foi iniciado, um trabalhor conseguiu se esconder e foi resgatado por uma equipe da Seção de Operações Especiais (SOE). Já na madrugada de segunda, outro agente conseguiu ser liberado. Ele havia realizado um procedimento cirurgia e estava sentido muita dor depois de sofrer uma queda. Desde então, quatro agentes permanecem reféns no local.

Confira mais imagens da rebelião dos presos da Casa de Custódia na reportagem!

*Com informações do repórter Marcelo Borges, da RICTV Curitiba