Uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), da Polícia Militar do Paraná (PMPR), fiscalizou oito estabelecimentos comerciais nesta quinta-feira (1) para para coibir aglomerações e funcionamento irregular de locais em desacordo com as normas de prevenção e controle da pandemia. Dois comércios acabaram sendo fechados e quatro pessoas foram detidas.
As fiscalizações ocorreram entre às 13h30 e às 21h30 desta quinta-feira. Foram selecionados 17 pontos de Curitiba, com base em denúncias de ocorrências. Os estabelecimentos fiscalizados ficam nos bairros: Alto da Glória, Bigorrilho, Campo Comprido, Capão Raso, Centro, CIC, Juvevê e Mercês.
- Leia também: Motorista é ejetado de veículo após acidente com moto na Vila Guaíra, em Curitiba
Confira o balanço da fiscalização:
- 08 Pontos Fiscalizados;
- 02 Pontos fechados pela AIFU;
- 05 Autuações administrativas;
- 06 Pontos encontrados Fechados;
- 03 Pontos Monitorados;
- 02 g de maconha apreendidas;
- 07 Máquinas caça-níquel apreendidas;
- 19 Cartelas de jogo do bicho apreendidas;
- 02 Jogo do bicho apreendidos;
- 01 Bingo eletrônico apreendido;
- 09 maços de cigarro apreendidos;
- R$ 90,00 apreendidos;
- 10 Essências de narguilé apreendidas;
- 03 Monitores/Televisores apreendidos;
- 45 pessoas abordadas;
- 04 pessoas detidas;
- 71 pessoas nos locais;
Em três locais fiscalizados foram encontrados jogos de azar, sendo dois na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e um no bairro Campo Comprido.
Atualização
Em balanço realizado pela Prefeitura de Curitiba, entre segunda (28) e quinta-feira (1), 54 estabelecimentos foram vistoriados pelas equipes de fiscalização. Destes, seis bares e uma casa de jogos foram interditados e multados.
Nos quatro dias de ação, foram autuados bares nos bairros Centro, CIC, Hauer, Sítio Cercado e Novo Mundo, todos punidos pela prática de bar, atividade considerada pelos profissionais da saúde como extremamente perigosa para a disseminação do novo coronavírus. Já a casa de jogos foi autuada por prática de atividade proibida.
A soma das multas aplicadas é de R$ 80 mil, mas os cidadãos que sofreram penas poderão apresentar defesa.