Curitiba - Uma aluna de 11 anos sofreu agressões físicas na saída do Colégio Estadual Campo Rui Barbosa, no centro de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a mãe da vítima, a filha sofre com xingamentos racistas no dia a dia. 

duas meninas no chão brigando
PCPR e Secretaria de Educação estão investigando o caso. (Foto: Reprodução/ Banda B)

Segundo a Banda B, o caso ocorreu na última sexta-feira (30). Em entrevista ao veículo, a mãe da vítima relatou que a filha foi puxada pelos cabelos por trás e jogada no chão por outra aluna da mesma escola. 

Ainda de acordo com a mãe, as agressões físicas contra a aluna foram resultado de diversos xingamentos racistas que ocorreram desde o início das aulas neste ano.

“A menina fica chamando ela de macaca, de preta. Fica falando que o cabelo dela é ruim, que ela não cuida e tem que cortar. Até então era só agressão verbal, né?” disse ela à Banda B. 

A mãe também afirma que a filha não quer mais frequentar as aulas. “A minha filha chegou em casa chorando, ensopada, porque jogaram água nela também. Ela está com medo, não quer ir pra escola”, contou. Ela também expressou preocupação: “e aí a gente fica com coração na mão, porque nenhuma mãe quer ver o filho da gente passando por isso”, continuou a mãe. 

Escola sabia que aluna sofria xingamentos racistas

De acordo com a mãe, o caso foi conversado com a diretora da escola, mas nenhum posicionamento concreto foi tomado até então. “Disse que ia conversar com a menina, chamar os pais”, afirmou. 

A família denunciou o caso para a Polícia Civil (PCPR), através de um boletim de ocorrência.

Em nota, a Secretaria da Educação (SEED-PR) se posicionou dizendo que autoridades do colégio interromperam a briga e atenderam a vítima. Os país foram orientados a fazer um B.O.

“O ocorrido foi registrado em ata pela direção escolar e encaminhado ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Sul (AMS), bem como ao Conselho Tutelar, que acompanham o caso e avaliam a adoção de novas medidas cabíveis. As estudantes envolvidas têm sido acompanhadas e orientadas pela equipe pedagógica da escola, que atua de forma contínua para garantir a promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor”, disse a Secretaria em trecho da nota.

Vídeo mostra aluna sendo agredida em escola do Paraná

Vídeo: Reprodução/Banda B

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui 

Jessica de Holanda

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.