A aluna de 15 anos que atacou a diretora de um colégio estadual em Bela Vista do Paraíso, no Norte do Paraná, também teria agredido e intimidado colegas da mesma instituição. A agressão mais recente foi registrada por câmeras de segurança instaladas na secretaria da escola.

Momento em que aluna agride diretora
Funcionárias da escola estadual tentavam conter a aluna no momento da agressão (Foto: divulgação / PCPR)

Nas imagens, a aluna aparece sentada ao lado da porta enquanto a diretora conversa com ela. A estudante se levanta repentinamente e parte para cima da servidora, desferindo tapas e puxões de cabelo. Três funcionárias tentam conter a agressora, mas a jovem volta a atacar com chutes.

O delegado Marcos Rubira, da 32ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Paraná, disse à Ric RECORD Londrina que esse tipo de comportamento é recorrente. A adolescente teria histórico de agressões e atos de intimidação dentro da escola.

Em um segundo momento, ainda segundo o registro em vídeo, a estudante consegue se soltar das funcionárias, pega uma tesoura que estava sobre a mesa e tenta usá-la contra a diretora. As funcionárias agem para impedir o ataque e tentam imobilizá-la. A diretora sofreu ferimentos leves, com arranhões no pescoço.

Aluna que agrediu diretora saiu de sala sem autorização

O caso ocorreu em um colégio estadual da cidade, que fica a cerca de 40 quilômetros de Londrina. Testemunhas relataram à polícia que, antes da agressão, a estudante havia saído da sala de aula sem autorização, batido nas portas de outras salas e sido abordada pela diretora nos corredores. A conversa foi levada para a secretaria, onde o episódio violento se iniciou.

A Polícia Civil informou que a adolescente tem diagnóstico de Transtorno Desafiador de Oposição (TOD), condição caracterizada por comportamento desobediente e desafiador frente a figuras de autoridade. A aluna teria força física acima da média e já usou de agressividade para intimidar colegas.

Em outra situação, o delegado também informou que a jovem tomou o celular de uma colega, se passou por ela em conversas com a mãe da vítima e tentou vender o aparelho.

“A gente tem um histórico dela na escola de alguns atos. Inclusive ontem, especificamente, ela estava com um aparelho celular que ela tinha tomado de uma criança de 11 anos que estudava na escola. Então, é uma adolescente que já vem sendo acompanhada pela Rede de Proteção do município e do Núcleo de Educação, só que infelizmente na data de ontem, ela teve essa explosão de raiva e vai demandar um outro estudo, outra forma de atenção a essa adolescente”, disse o delegado Marcos Rubira.

Dados do Ministério da Educação mostram que menos de 40% dos alunos entre 12 e 15 anos respeitam professores e equipe pedagógica nas escolas.

Nota da SEED/PR

O Conselho Tutelar foi acionado e um Boletim de Ocorrência Circunstanciado foi registrado. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná afirmou que a diretora recebeu apoio psicológico e reforçou que a escola não compactua com as atitudes da aluna. Ainda não foi decidido se a adolescente será afastada da instituição. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) esclarece que a diretora do Colégio Estadual Brasílio de Araújo, em Bela Vista do Paraíso, foi agredida na manhã desta terça-feira (9) por uma estudante da unidade. A situação acorreu após a diretora detectar que a estudante estava fora da sala de aula e solicitar que a adolescente retornasse aos estudos.

Os pais da aluna foram chamados e a Patrulha Escolar acionada. A diretora passou por exame de corpo de delito e registrou Boletim de Ocorrência. Uma psicóloga do Núcleo Regional de Educação de Londrina presta assistência às envolvidas.

A Seed-PR reforça que o comportamento não condiz com o ambiente escolar e a instituição já adota todas as medidas administrativas cabíveis. Situações dessa natureza são sempre tratadas com a devida seriedade e dentro das normas legais, pois o compromisso é assegurar que a escola continue sendo um ambiente seguro, formativo e acolhedor, pautado pelo respeito mútuo, pelo diálogo e pela educação em direitos humanos”.

Veja o momento da agressão:

O ataque foi registrado por câmeras de segurança (Vídeo: Divulgação/PCPR)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.