A Instituição de Ensino Superior UniCesumar, de Maringá, no norte do estado, informou nesta quarta-feira (4) que cancelou a matrícula de quatro estudantes de Medicina. Segundo o entidade, os alunos foram expulsos pois confessaram que participaram de uma fraude durante a prova do vestibular.

A fraude foi identificada pela auditoria do Vestibular. Após iniciar as investigações, a suspeita era que dois alunos tivessem realizado a fraude, porém, foi revelado que mais dois estudantes utilizaram de maneiras irregulares para conquistar a vaga.

Alunos de Medicina são expulsos da UniCesumar

A denúncia de fraude no processo seletivo apontava dois alunos envolvidos no caso. Entretanto, as investigações da UniCesumar identificaram mais dois estudantes que participaram da prática ilícita. A fraude se constituiu na contratação de terceiros para realização da prova, apresentando no ato documentação falsa, já que os terceiros se passaram pelos verdadeiros inscritos.

Após a conclusão das investigações foi instaurado procedimento administrativo, os envolvidos foram ouvidos e confessaram o esquema fraudulento.

Segundo o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, “esta não foi a primeira tentativa de fraude que sofremos. No primeiro vestibular de Medicina encaminhamos para a delegacia onze candidatos que tentaram burlar o sistema. Nos demais cursos, estamos sempre atentos na aplicação das avaliações. Isto porque acreditamos que a Educação é um agente de transformação e, sendo uma instituição que preza por seus valores, pela qualidade e desenvolvimento de nossos alunos, não medimos esforços para combater irregularidades e a corrupção de todos os tipos e em todos os níveis.”

Todas as informações colhidas pela investigação interna e pelo procedimento administrativo serão encaminhadas às autoridades competentes para que adotem as providências cabíveis.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.