Amigos do médico Leonardo Mateus Janeri Barbosa, de 24 anos, contaram detalhes sobre o dia do acidente que vitimou o jovem. Os colegas revelaram que o encontro era o primeiro dos recém formados após a conclusão do curso. Eles ainda descreveram momentos antes da explosão.

Um dos amigos, em entrevista na frente da sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), revelou que o encontro era a primeira reunião após a formatura. “Nós nos formamos agora, duas semanas, médicos. Nós estávamos lá para confraternizar, para comemorar nossa conquista”, contou.

“Havia dois fogareiros na nossa mesa e um deles apagou. Daí nós pedimos para que fosse reaceso, um dos funcionários do estabelecimento. Na hora de acender houve um acidente, uma explosão”, completou o amigo.

Já uma outra colega revelou que acredita que tenha sido um acidente.

“Com certeza não foi a intenção dela provocar mal para ninguém,, mas infelizmente quando ela foi acender a chama que tava apagada, infelizmente o produto entrou em contato com a chama que já estava acesa e provocou a explosão”, revelou a colega.

O sepultamento de Leonardo foi realizado neste sábado (7).

Polícia investiga o caso

De acordo com a delegada Tathiana Guzella, os vídeos das câmeras de segurança do local serão analisados e tanto clientes como funcionários do estabelecimento estão sendo ouvidos para que o caso possa ser tipificado. 

“Nós vamos buscar agora o levantamento de eventuais provas, ainda existentes no local. Não há dúvidas de que foi um trágico episódio, provavelmente, advindo de um acidente. Não visualizamos até o presente momento qualquer indício de dolo. […] Nós vamos apurar se houve alguma espécie de culpa, se essa culpa existe, qual a modalidade de culpa, se é imprudência, negligência, imperícia e eventuais envolvimentos do próprio estabelecimento comercial em alguma eventual omissão”, disse Guzella. 

A delegada ainda explicou o acidente com fogo pode ter sido provocado pela forma errônea em abastecer a lareira de mesa.

“Segundo informações preliminares, faltando ainda ouvir outras pessoas, quando a garçonete foi reabastecer a lareira, já de forma errônea porque ela levou um galão com vários litros desse produto inflamável. Em vez de ela retirar esse recipiente para fazer o reabastecimento em um local seguro ela fez no local”, completou a responsável pelo caso. 

O que diz o estabelecimento

Em nota, o bar onde a tragédia aconteceu lamentou a morte do médico e declarou estar à disposição das autoridades. Veja na íntegra:

“O The Oak Winter and Beer lamenta profundamente o falecimento de Leonardo Mateus Janeri Barbosa, em decorrência do acidente ocorrido na última quarta-feira, dia 04 de novembro. Estamos à disposição das autoridades para as investigações e outras medidas necessárias e, neste momento de dor, nos solidarizamos e expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos”.