A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão de todas as operações aéreas dos Correios a partir da próxima quarta-feira (4). De acordo com a agência, a medida foi necessária para garantir a segurança dos voos contratados pela empresa. Isso porque as fiscalizações realizadas entre fevereiro e abril deste ano apontaram o descumprimento de medidas determinadas pelo órgão para “identificar e recusar a introdução de artigos perigosos” em cargas enviadas pelo transporte aéreo.

avião pousando em aeroporto
Agência determinou a suspensão dos voos fretados pelos Correios a partir da próxima quarta-feira (Foto: Reprodução/Anac)

A suspensão, determinada na sexta-feira, 30, foi revelada pela colunista Mariana Barbosa, do UOL, e confirmada pelo Estadão. No ofício que determina a interrupção do transporte, a Anac cita que a fiscalização deste ano constatou que os Correios descumpriram “integralmente” providências de segurança como a restrição de transportar apenas malas postais com conteúdo declarado e a necessidade de funcionário qualificado acompanhar a preparação dessas cargas. As demais medidas foram, em geral, cumpridas apenas parcialmente.

As medidas de segurança foram solicitadas pela Anac depois que um avião cargueiro da Total Linhas Aéreas, fretado pelos Correios, sofreu um incêndio em pleno voo e forçaram os pilotos a realizar um pouso de emergência, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em novembro do ano passado.

Aviaõ da Total Cargo que  teve princípio de incêndio quando transportava cargas para os Correios
Avião fretado pelos Correios sofreu um princípio de incêndio em novembro do ano passado (Foto: Reprodução/Mundo Aviação)

Correios não cumpriram medidas solicitadas pela Anac

No entanto, como as inspeções apontaram falhas no cumprimento das medidas, a Anac emitiu um ofício determinando a suspensão de voos fretados pelos Correios. Apesar disso, a empresa pode conseguir a liberação caso comprove até a próxima quarta-feira que cumpre as medidas exigidas.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, disse ao Estadão que a estatal vem há meses em diálogo com a Anac. E que está empenhada em resolver o problema antes da suspensão prevista. Ele informou ainda que haverá uma reunião na terça-feira (3) para que sejam apresentadas as providências já tomadas pela empresa em relação às determinações da agência.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui      

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.