Diversos animais silvestres foram resgatados de uma clínica veterinária no bairro Batel, em Curitiba, no início da tarde desta segunda-feira (6). A Polícia Civil chegou até o local depois de uma denúncia anônima.
Segundo o delegado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente de Curitiba, além dos animais estarem em situação inadequada, a maioria deles também não possui documentação. “Poucos documentos, alguns documentos fraudados, mas a imensa maioria, em um levantamento rápido, a gente percebe que não tem documentação alguma”, disse.
Entre os animais encontrados no local estão cobras, macacos, lagartos, tucanos, araras, papagaios, aranhas, tartarugas, etc. Em sua rede social, Laiola publicou um vídeo onde mostra uma sala cheia de animais. Veja:
Veterinários são donos
A clínica pertence a dois médicos veterinários e os dois serão indiciados por maus-tratos animais e por manter animais silvestres em cativeiro. Ainda conforme o delegado também será investigado se os animais estavam à venda.
A PCPR contou com o apoio da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi chamado para recolhê-los.
Os veterinários – um homem e uma mulher – assinaram um termo circunstanciado e vão responder pelos crimes de manter animal silvestre em cativeiro e maus-tratos. Além disso, podem receber multa. Se condenados, a pena é de seis meses a um ano de prisão.