Morreu no Rio de janeiro, aos 84 anos, o ator Paulo José. O artista estava internado há 20 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia. Há mais de 20 anos o ator lutava contra a doença de Parkinson.
Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.
Natural de Lavras do Sul (RS), Paulo atuou no cinema, no teatro e na televisão. No teatro, sua estreia foi em 1961, na peça Testamento de um Cangaceiro. No cinema, estreou em 1965, como filme O padre e a moça, de Joaquim Pedro de Andrade.
- Leia também: Oitavo caso de 2021: baleia jubarte é encontrada morta em Matinhos
Em 60 anos de carreira, fez mais de 20 novelas. A primeira delas foi Véu de Noiva, de Janete Clair, em 1969. Seus personagens mais marcantes foram o mecânico-inventor Shazan, em O Primeiro Amor (1972), de Walther Negrão, o comerciante cigano Jairom, em Explode Coração (1995), de Gloria Perez, e o alcóolatra Orestes de ‘Por Amor’ (1997), de Manoel Carlos.
O último papel de Paulo José na TV foi o vovô Benjamin, na novela Em Família (2014), de Manoel Carlos. Como na vida real, ele sofria de Mal de Parkinson.