O incêndio florestal que ocorre desde ontem nas proximidades de Curiúva, no norte do Paraná, foi controlado no fim da tarde desta quinta-feira (26). Foram 24 horas de combate, já que o incêndio tinha quilômetros de extensão e já começava a chegar na zona urbana da cidade.

Conforme o capitão Fidalgo, do Corpo de Bombeiros em Telêmaco Borba, o incêndio começou por volta das 16h de quarta-feira (25) na área de plantio da empresa Arauco, em Curiúva. As chamas ficaram fora de controle, com quilômetros de frente de fogo atingindo já a copa das árvores, e não mais somente a vegetação rasteira.

  • Leia também: Cascavel decreta situação de emergência por causa da crise hídrica

Na quarta, disse o capitão, os bombeiros não conseguiram concluir os trabalhos devido à extensão. Então nesta quinta-feira (26), o dia de trabalho já começou com mais recursos no local, não só do Corpo de Bombeiros, mas também com recursos cedidos pela própria Arauco, como máquinas retroescavadeiras, patrolas e efetivo humano para ajudar no combate.

Também pela manhã o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) cedeu um helicóptero para que equipes sobrevoassem a área e conseguissem dimensionar o tamanho do incêndio. Assim conseguiram adotar estratégias mais corretas, como pontos para empregar os recursos disponíveis.

Por volta das 16h desta quinta-feira, as equipes conseguiram combater a frente de fogo, que já se aproximava da área urbana de Curiúva. No fim da tarde, uma chuva leve também contribuiu com o fim do incêndio. Mesmo assim, equipes do Corpo de Bombeiros ainda devem permanecer algumas horas no local monitorando, para ver se algum foco não se reacende. Mas a expectativa é que haja mais chuva nesta sexta-feira e que encerre definitivamente a ocorrência.

Assista o tamanho do incêndio na região:

https://youtu.be/oRhLxYMHcY4