A Polícia Civil afastou na sexta-feira (2) o delegado-titular da Lapa, Michel Teixeira de Cavalho, após a fuga de sete presos ocorrida na última quinta-feira (1.º) na carceragem da delegacia. No local estavam apenas dez presos provisórios. Todos haviam sido capturados há poucos dias. Na fuga, os detentos levaram três espingardas, uma metralhadora e duas pistolas. Até a manhã deste sábado (3), apenas dois fugitivos haviam sido recapturados.

Vinícius Fernandes Maciel, que estava como delegado-adjunto na Subdivisão Policial de São Mateus do Sul assumirá a delegacia da Lapa. A decisão foi baseada em um relatório feito pela Corregedoria-geral da Polícia Civil.

De acordo com a corregedoria, uma das celas da delegacia, por onde os presos escaparam, estava sem cadeado no momento da fuga. Além disso, o documento apontou irregularidades, inclusive em escala de plantão feita com ausência de previsão legal e imprópria para o bom atendimento das atividades policiais.

Já o Diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Cezinando Paredes, determinou a abertura de procedimento administrativo pela Corregedoria do Depen e o afastamento do agente de cadeia que estava no plantão no dia da fuga.