Bombeiros tentar reanimar turista argentina de apenas 9 anos que se afogou em piscina de um clube em Foz do Iguaçu Foto: Reprodução/RIC

Segundo relato de pai da vítima, não havia no clube equipe especializada em resgate para atender a menina que teve o cabelo sugado pelo dreno da piscina

Uma turista argentina de apenas nove anos de idade não resistiu ao afogamento em uma piscina do parque aquático Aqcuamania, em Foz do Iguaçu, e morreu após passar duas horas entubada na UTI pediátrica do hospital Costa Cavalcanti.

A vítima, Carola Berno Varella, era filha única de um casal de turistas argentinos que estava de férias na cidade há uma semana. O afogamento ocorreu após o cabelo da criança ser sugado pelo dreno da piscina.

O pai de Carola, Leandro Javier Berno contou à equipe de reportagem da RIC que não havia no parque aquático uma equipe especializada para fazer o resgate em caso de afogamento. Ele disse que teve ajuda de um brasileiro e de outro argentino para retirar a filha da piscina e tentar reanimá-la. Já o advogado do parque aquático, Luiz Miguel Barudi de Matos, afirmou que o estabelecimento conta com uma equipe de resgate e que atuaou de forma correta. 

Segundo Berno, foram aproximadamente 15 minutos de reanimação. “Nesse momento, chegou uma enfermeira. Ela disse que era enfermeira, mas em nenhum momento nos ajudou, nem sabia dizer se o process de reanimação era correto. Então presumo qu ela não era enfermeira”, conta o argentino.

Após a chegada do Corpo de Bombeiros, Carola foi encaminhada para o hospital Costa Cavalcanti onde ficou entubada na UTI pediátrica por aproximadamente duas horas, mas não resistiu. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Foz do Iguaçu, depois será levado pela família a Buenos Aires onde será velada e enterrada.