Projeto de lei que obriga a identificação de torcedores nos estádios de futebol foi aprovado sessão plenária desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa. “Essa é uma forma de inibir a violência, de banir os marginais dos estádios”, afirmou o autor da proposta, deputado Bernardo Carli (PSDB), citando as cenas verificadas recentemente durante o jogo entre Atlético e Vasco, na cidade de Joinville.

De acordo com a iniciativa, clubes, entidades mantenedoras e gestoras dos estádios de futebol, assim como estabelecimentos que realizarem a venda de ingressos para partidas oficiais em locais com capacidade para mais de quinze mil torcedores, precisarão identificar os compradores dos ingressos.

Deverão ainda manter à disposição das autoridades, por no mínimo doze meses a contar da competição, banco de dados com a identificação de todos os compradores e frequentadores das partidas.

Ao comprar o ingresso, o torcedor deve apresentar o documento de identidade de quem vai utilizá-lo. “Não acredito que haverá dificuldades para fazer essa identificação porque um número mínimo de ingressos é vendido nos dias dos jogos”, declarou Carli. Ele justificou a afirmação apresentando dados que mostrariam que apenas cerca de 6% dos torcedores adquirem o ingresso no dia da competição.