Poeta e educador Francisco Soares Neto, de 51 anos, teve um mal súbito no TUC
O poeta e educador curitibano Francisco Soares Neto, de 51 anos, morreu durante uma apresentação realizada na noite da última sexta-feira (17) no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), localizada na Galeria Júlio Moreira, centro da capital.
O artista se apresentava ao lado da sua esposa, a escritora Lia Marcia Finn, durante o evento “Cutucando a Inspiração” e teve um mal súbito quando se preparava para iniciar uma apresentação ao violão, ainda em cima do palco. Ele chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu e morreu ainda no teatro.
A morte subida do poeta causou grande comoção entre amigos e familiares nas redes sociais. “Eu que sempre tenho palavras pra dizer, hoje estou sem elas. Depois de ver sucumbir no palco um artista, penso na total fragilidade de tudo. Estamos a mercê das reviravoltas da vida. O artista se foi. Mas estava cercado de poesia e de afetos. Isso deve nos valer, sei lá. Se era a hora certa eu não sei. Mas o lugar era aquele”, afirmou Vera Albuquerque, que se apresentou no mesmo espaço.
Luiz Carlos Brizola também se manifestou nas redes. “Notei seus últimos momentos quando levantou-se para pegar seu violão, para começar a grande apresentação, mas nos primeiros acordes, do nada tombou no chão, quase todos sem entender, pensamos fazer parte de uma performance, mas infelizmente sem percebermos, ali estava chegando a sua derradeira hora. Que Deus cuide de sua alma.”
O corpo do artista foi velado no sábado (18) no Cemitério Municipal de Curitiba. A Fundação Cultural de Curitiba emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do poeta. “O artista sofreu um mal súbito na Galeria Júlio Moreira, que sediava o evento Cutucando a Inspiração. Soares recebeu pronto atendimento, mas mesmo assim veio a óbito. Aos familiares e amigos, enviamos os nossos profundos pesares.”