A candidata à prefeitura de Texistepec, no estado de Veracruz, no México, Yesenia Lara Gutiérrez, foi morta a tiros na noite de domingo (11) enquanto participava de uma atividade de campanha no município. O ataque ocorreu durante um evento público com caminhada e motociata, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Candidata a prefeita, pai e filha estão entre as vítimas
Além de Yesenia, outras três pessoas morreram, incluindo um homem e sua filha, conforme informou a governadora de Veracruz, Rocío Nahle. Ao menos sete pessoas foram atingidas por disparos. Segundo autoridades locais, cerca de 20 tiros foram efetuados por duas pessoas ainda não identificadas.
A governadora declarou, em publicação em rede social, que os autores do crime serão localizados. “Foram quatro mortos e três feridos”, disse Nahle.
A ação criminosa ocorreu a menos de três semanas das eleições municipais marcadas para o dia 1º de junho. A imprensa mexicana aponta que os suspeitos podem ter vínculos com grupos ligados ao narcotráfico. A motivação do ataque, no entanto, não foi oficialmente determinada.
Este é mais um episódio em uma série de homicídios que têm como alvo figuras políticas durante o atual período eleitoral no país. A violência contra candidatos e autoridades tem sido atribuída à atuação de organizações criminosas em diversas regiões do México.
Em abril, Germán Anuar Valencia, também integrante do partido Morena, foi morto a tiros na cidade de Coxquihui, também em Veracruz, enquanto estava em seu comitê de campanha. O caso ocorreu menos de duas semanas antes do assassinato de Yesenia.
As autoridades federais e estaduais afirmaram que reforçarão a segurança durante o processo eleitoral nas regiões com maior risco de violência.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!