Os nove estudantes encontrados esquartejados na beira de uma rodovia e um ex-candidato a prefeito assassinado a tiros dentro de um carro foram mortos por vingança de um cartel de tráfico de drogas no México. Os crimes aconteceram nos dias 1 e 2 de março, na região de Oaxaca e em Barra Copalita.

Conforme um funcionário do gabinete do promotor ao jornal britânico Daily Mail, o grupo de universitários teria sido recrutado pelo ex-candidato a prefeito El Jocha, proprietário do hotel “Jocha em Huatulco”. Recentemente, ele atuava como militante do Partido Morena.
Estudantes esquartejados e ex-candidato mortos por vingança; disputa por comando
O homem é suspeito de convidar o grupo de estudantes para cometer roubos na região e ainda teria alegado que não havia perigo, por se tratar do território dele. A investigação aponta que os jovens faziam parte de uma organização criminosa “Los Zacapoaxtlas”.
A principal suspeita é que após alguns roubos na região o grupo foi localizado por um cartel de tráfico. As mortes de Jocha e dos nove estudantes são apontadas como uma forma de enviar uma mensagem a outros grupos que cometem crimes na região, já que os crimes como furtos e roubos diminui a ida de turistas no local, que são considerados os maiores consumidores de drogas.
“Eles têm um acordo para não cometer roubos, porque roubo afeta cidadãos comuns […] Há outro grupo criminoso local que controla a área perto da costa de Oaxaca. E então o que aconteceu, aconteceu”, disse o funcionário do gabinete do promotor.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui