Ex-policial morto em distribuidora era primo de atirador; veja homenagens
O desentendimento entre um ex-investigador da Polícia Civil e um policial aposentado, na madrugada do último domingo (3), assustou os clientes de uma distribuidora de bebidas em Curitiba e chocou familiares. Os envolvidos na ocorrência eram primos e tiveram uma discussão no balcão do estabelecimento. Com uma arma em punho, o aposentado Ninrod Jois Santi Duarte Valente, de 60 anos, atirou e matou José Augusto Mendes Paredes, de 53.
O crime cometido dentro do estabelecimento comercial no bairro Batel, em Curitiba, foi flagrado por câmeras de segurança. Nas imagens é possível ver que os policiais conversam no balcão e logo em seguida acontece o disparo. Em outro vídeo é possível ver o pânico dos clientes com a ação violenta.
O resgate chegou a ser acionado, mas Paredes não resistiu. O autor do disparo foi autuado e segue detido na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Uma audiência de custódia está marcada para a tarde desta segunda-feira (4).
Advogado de atirador explica ocorrência
O advogado Claudio Dalledone conversou neste domingo (3) com a repórter Thaís Camargo, da RICtv. O representante do policial aposentado, Ninrod Valente, contou que o cliente foi atraído pelo local pelo ex-policial Paredes.
“O Guto Paredes visitou a noite a casa do Valente, e atraiu ele, tirou ele da casa para este local. Lá houve um desentendimento. As câmeras, que eu vi, mostram um desentendimento severo. E o Guto intimando, enquadrando o Valente”,
contou Dalledone.
Sobre o fato de Valente permanecer em silêncio, o advogado revelou que o aposentado está abalado, porém, trará novidades que podem ter motivado os disparos.
“Ele ainda não conseguiu declarar porque o estado traumático dele é lamentável. Isso vai ser revelado quando ele tiver o mínimo de consciência psíquica e física […] Mas ele já me confidenciou, e eu posso assegurar, que o pano de fundo disso é muito drástico, que diz respeito a outros processos criminais”,
disse Dalledone.
Já o advogado que representa a família de Paredes declarou que acompanha as investigações. “Em breve o ex-policial Valente estará respondendo um processo por homicídio qualificado”, declarou.
Homenagens à vítima
Após a confirmação da morte de Guto Paredes, amigos e familiares postaram mensagens de homenagem à vítima. Os entes lamentaram a tragédia e destacaram o carinho que tinham pelo ex-policial.
O velório de Paredes acontece na capela da Associação da Vila Militar, no bairro Rebouças em Curitiba. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Água Verde.