Litoral chega a 35 pessoas mortas em homicídios neste sábado (23)
Dois amigos foram executados a tiros no Jardim Iguaçu, em Paranaguá, no litoral do Paraná, no início da tarde deste sábado (23). Numa onda de violência desenfreada, já são 35 pessoas mortas este ano em homicídios na região.
Os dois rapazes foram mortos num beco que dá acesso ao mangue, por volta das 13h. A vizinhança estava recolhida em casa almoçando e não conseguiu ver quem foram os autores dois tiros. Conforme relataram, foram muitos disparos. Os corpos ficaram caídos nos fundos de uma casa de madeira.
No sábado anterior, um casal foi morto dentro de casa no balneário Saint Etienne, em Matinhos. Os bandidos ainda tiraram um bebê do quarto do casal e entregaram no colo da filha mais velha, de 7 anos, antes de executar as vítimas.
Briga de facções no litoral
Não é de hoje que as forças de segurança do Paraná tentam coibir a onda de violência que ocorre no litoral do Paraná. No início do ano, a Polícia Civil fez uma operação na região para cumprir 45 mandados de busca e apreensão em Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. Nove pessoas foram presas nesta última operação. Esta foi uma, das várias operações que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos.
Mas a violência começou a piorar na região, do ano passado para cá, quando o aumento dos homicídios começaram a assustar a população. Só em 2022, já são 35 pessoas assassinadas, numa briga sem fim das facções criminosas pelo mando do tráfico de drogas. Investigações mais recentes da polícia apontaram que as facções são comandadas de dentro de presídios na grande Curitiba.
Em novembro do ano passado, o litoral já chegou a registrar sete pessoas executadas num só fim de semana. Um desânimo aos policiais, que menos de um mês antes tinha realizado outra enorme operação na região, para cumprir 22 mandados de prisão. 17 pessoas foram presas, parte delas envolvidas com homicídios.