Guarda municipal morto em festa de aniversário é velado em Foz do Iguaçu
O velório do tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, teve início neste domingo (10), em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. O guarda municipal foi assassinado no final da noite do último sábado (9), no momento em que comemorava o aniversário de 50 anos. O enterro do agente será nesta segunda-feira (11).
Na quadra do ginásio de esportes Sebastião Flores, no Centro de Foz do Iguaçu, amigos e familiares de Marcelo Arruda fazem a última despedida para o trabalhador. O caixão foi coberto por duas bandeiras, uma do PT e outra da Guarda Municipal. O enterro está marcado para às 15h30, no Cemitério Jardim São Paulo, também no município.,
A deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann lamentou a morte do petista em um vídeo postado nas redes sociais. A política era amiga do guarda municipal e deve participar da última despedida em Foz do Iguaçu. Na mensagem postada neste domingo (10), Gleisi comentou o momento político vivido no Brasil e declarou apoio aos familiares do candidato a vice-prefeito nas últimas eleições, “Vá em paz companheiro”.
“É tempo de reconstrução do Brasil. Nós vamos chorar e enterrar mais um companheiro, que tombou vítima da violência política, isso precisa parar. As autoridades de segurança pública precisam ter medidas efetivas de prevenção e de combate a violência política”,
disse Gleisi.
Lula lamenta morte no Paraná
Em nota, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou solidariedade aos familiares e amigos do guarda municipal e ainda pediu compreensão com os familiares e amigos do suspeito, o agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, que foi baleado após atirar contra Arruda. Veja a nota de Lula na íntegra:
“Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos com sua família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa de aniversário tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha.
Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia ainda maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor.
Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda.
Também peço compreensão e solidariedade com os familiares de José da Rocha Guaranho, que perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável. Pelos relatos que tenho, ele não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida.
Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz.”
Guarda municipal é morto em festa de aniversário
Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime se trata de Jorge Jose da Rocha Guaranho, que é agente penitenciário federal, também foi baleado e está internado. Câmeras de segurança instaladas no local registraram o momento em que o suspeito invade a festa de aniversário e na sequência troca tiros com o guarda municipal. Inicialmente, a Polícia Civil informou que o agente também havia morrido, mas depois corrigiu a informação e declarou que ele está internado em estado grave.