Tyler Robinson, um homem de 22 anos, foi preso suspeito de ter assassinado o influenciador trumpista Charlie Kirk na última quarta-feira (10). A informação foi confirmada pelo governador de Utah, Spencer Cox, em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (12).

Charlie Kirk e Tyler Robinson
Tyler Robinson foi preso na noite de quinta-feira (11) (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

De acordo com Cox, Robinson foi preso após comentar com um amigo que tinha conexão com o assassinato, além de abertamente discordar das opiniões políticas de Charlie Kirk. O suspeito era registrado como eleitor apartidário no Estado de Utah.

Uma das principais evidências apontadas pelo governador foram gravuras encontradas nas balas da arma apreendida. Uma delas dizia: “Ei, fascista! Pegue!”, disse o governador, acrescentando que outra dizia: “Se você ler isso, você é gay, KKKK”.

Uma das cápsulas intactas do suspeito estava adornada com as palavras “Bella ciao”. Essa é uma aparente referência a uma canção italiana adotada pela resistência antifascista durante a 2ª Guerra Mundial. Ela ainda é cantada pela esquerda italiana para comemorar o fim do fascismo.

Várias fotos nas redes sociais mostram Robinson segurando armas durante sua infância. Ele foi admitido na Universidade Estadual de Utah com uma prestigiosa bolsa acadêmica, de acordo com um vídeo dele lendo sua carta de aceitação publicado na conta de um familiar nas redes sociais. Um porta-voz da universidade afirma que ele frequentou a universidade por apenas um semestre em 2021

Tyler Robinson é o principal suspeito da morte de Charlie Kirk

Kirk estava discursando em um debate organizado pela Turning Point na Utah Valley University no momento do tiroteio. Ele foi levado a um hospital local e declarado morto horas depois.

Charlie Kirk
Por mais que o vídeo não mostre quem baleou Charlie Kirk, o suspeito já foi preso (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Vídeos de celulares gravados no evento que circularam online mostraram pessoas correndo ao som de um tiro. Um vídeo parecia mostrar a cabeça de Kirk se inclinando para trás enquanto ele fazia um discurso sentado sob uma tenda com o slogan “The American Comeback” (O retorno americano) impresso nela. Ele perdeu muito sangue após ser baleado.

O ativista tinha 31 anos e era uma das principais lideranças conservadoras dos Estados Unidos. Desde 2012, tornou-se uma figura constante nos campi universitários, onde organiza os comícios como o de Utah, que costumam atrair grandes multidões.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.