Suspeito de matar vizinho em Curitiba tem prisão preventiva decretada

por Daniela Borsuk
com informações de Tiago Silva, da RICtv
Publicado em 23 set 2022, às 19h05.

A Justiça decretou a prisão preventiva de Valcinei Ferreira durante audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (22), em Curitiba. O homem é suspeito de matar o vizinho, Eliseu Pacheco, com um golpe de facão no pescoço na manhã de quarta-feira (21), no bairro Umbará. Segundo Ferreira, ele estava cansado das agressões de Pacheco contra a esposa e isso teria dado início a uma discussão.

No entanto, de acordo com a Polícia Civil, a esposa da vítima prestou depoimento na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), afirmando que não tinha sido agredida pelo marido. Ela admitiu que o relacionamento do casal não estava indo bem e que as brigas eram constantes, mas negou violência física. O depoimento pode ter influenciado na decisão do juiz, mesmo Ferreira não tendo passagens pela polícia e se mostrando arrependido durante o interrogatório.

“Ela fala que embora eles tenham discutido com muitos gritos, ela nega que tenha sido agredida naquela ocasião. Ela diz que o autor, que é vizinho, acabou intervindo na discussão, se metendo na discussão, e nisso a discussão migrou. Parou de ser uma discussão entre a esposa e a vítima e começou então a ser uma discussão entre a vítima e o autor. Nessa discussão ela relata que acabaram correndo um atrás do outro por uma quadra”, contou a delegada Camila Cecconello, da DHPP.

Em entrevista à RICtv no dia do crime, porém, outros moradores da região afirmaram que ouviram por várias vezes Pacheco agredindo a esposa, muitos gritos e até mesmo móveis sendo quebrados na casa da família. Imagens de câmeras de segurança foram obtidas pela polícia, que mostram o momento em que Ferreira dá o golpe contra Pacheco.

“Nas imagens, embora não muito nítidas, a gente consegue ver que há uma perseguição, o autor correndo atrás da vítima durante esta briga, e o autor acaba mesmo efetuando alguns golpes que levaram a vítima a óbito”, disse a delegada.

Ferreira deve ser indiciado por homicídio simples, segundo a polícia.

Homem mata vizinho no Umbará, em Curitiba

Segundo o relato do suspeito, ele estava saindo para trabalhar na quarta-feira (21) e encontrou Pacheco na rua. Os homens teriam começado a discutir e, conforme Ferreira, ele foi até em casa, pegou um facão e golpeou a vítima no pescoço.

Pacheco não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, na rua. O corpo foi encontrado por outro morador da região, que ouviu o barulho da briga e localizou a vítima morta. A princípio, o suspeito fugiu, mas se apresentou na delegacia momentos depois, com a arma do crime, confessando o assassinato e afirmando que não aguentava mais as agressões constantes contra a vizinha.