Momentos de terror foram vividos na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi na cidade de Estação, no Rio Grande do Sul, por volta das 10h desta terça-feira (8). Um adolescente, de 16 anos, invadiu o local com uma faca e atingiu uma professora e três crianças, uma delas morreu.

moradores tentando linchar adolescente suspeito de ataque à escola em Estação
Um menino de 9 anos foi a única vítima fatal do ataque à escola em Estação (Foto: Reprodução/Google Street View/Redes Sociais)

De acordo com o prefeito da cidade, Geverson Zimmerman, o adolescente teria entrado na escola com a desculpa de que queria entregar um currículo. Ao portal GZH, o prefeito revelou que as crianças que ele atacou eram do terceiro ano do Ensino Fundamental, entre sete e oito anos de idade. Além disso, uma professora também se feriu durante o ataque.

Adolescente que invadiu escola é apreendido

O adolescente que invadiu a escola foi apreendido logo em seguida do ataque. De acordo com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), o adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico a mais de um ano. Por ser menor de idade, sua identidade não foi divulgada. Contudo, a PCRS confirmou que o suspeito é morador da cidade de Estação.

Criança que morreu em ataque à escola em Estação (RS) é identificada

A criança que morreu no ataque foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos. A vítima foi esfaqueada 11 vezes na região do tórax.

Vitor André Kungel Gambirazi
O ataque à escola em Estação resultou na morte de uma criança de 9 anos (Foto: Divulgação/Funerária Gruber)

Por meio das redes sociais, familiares e amigos lamentaram o falecimento do menino. Em uma publicação no Facebook, uma parente afirmou que a tragédia que vitimou Vitor André “jamais será esquecida”.

“Tua alegria, tua inocência e teu brilho permanecerão na memória de todos que te conheceram”, escreveu. “Em meio à dor, fica o compromisso de lutar por um mundo mais seguro e mais humano para todas as crianças.”

Professora tentou impedir ataque que matou criança em escola

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que uma professora tentou impedir o ataque que acabou na morte de uma criança de 9 anos em uma escola, em Estação (RS).

De acordo com a polícia, a professora, de 34 anos, ficou ferida ao tentar impedir que o adolescente atacasse as crianças. Além de Vitor, uma criança de 8 anos também foi esfaqueada. O quadro de saúde dos dois está estável. 

O motivo para o ataque que acabou na morte da criança ainda não foi revelado. A Polícia Civil continua com as investigações sobre o caso.

Velório de criança morta em ataque

O velório de Vitor André Kungel Gambirazi, criança de 9 anos que morreu no ataque à escola em Estação (RS) nesta terça-feira (8), acontecerá no Cemitério Municipal de Getúlio Vargas na quarta-feira (9). O sepultamento acontece às 14h.

Moradores tentam linchar adolescente após ataque

Moradores da cidade tentaram linchar o adolescente após o ataque na escola. Nas imagens, é possível ver que os moradores se reuniram na frente da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, armados com pás e armas brancas.

moradores tentando linchar adolescente suspeito de ataque à escola em Estação
Os moradores de Estação tentaram tirar o adolescente responsável pelo ataque à escola da ambulância (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

De acordo com informações do portal GZH, foram os civis de Estação que conseguiram segurar o garoto que atacou a escola para que fosse apreendido pela polícia.

Aulas suspensas na cidade

Após o ataque, a Prefeitura de Estação determinou a suspensão das aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado. Para oferecer suporte a familiares e alunos, foi montado um espaço de acolhimento na Casa da Cultura do município.

Além disso, o ministro da Educação, Camilo Santana determinou o envio de psicólogos do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, especializada em violência extrema, para prestar apoio.

Eduardo Leite lamenta ataque à escola em Estação: “Nada é mais inaceitável”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), usou as redes sociais para se pronunciar sobre o ataque à Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi em Estação. 

Eduardo Leite e Vitor André Kungel Gambirazi
“Nada é mais inaceitável do que a violência atravessar os muros de uma escola”, disse Eduardo Leite sobre o ataque à escola em Estação (Foto: Divulgação/Funerária Gruber/Mauricio Tonetto)

Através de sua conta no X, antigo Twitter, Eduardo Leite lamentou o ocorrido e, além de prestar solidariedade à família, o governador garantiu que o caso é prioridade para o estado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.