Um comício político no estado de Veracruz, no México, terminou em tragédia na noite do último domingo (11), quando a candidata à prefeitura de Texistepec, Yesenia Lara Gutiérrez, foi assassinada a tiros durante um ato de campanha. O momento do tiroteio foi registrado em vídeo através de uma live no Facebook da política. Outras três pessoas também morreram no ataque.

As imagens mostram Yesenia Lara Gutiérrez caminhando pelas ruas da cidade, rodeada por simpatizantes e interagindo com eleitores. Em certo momento, o evento é interrompido por uma sequência de disparos – cerca de 20 tiros.
Vídeo mostra tiroteio que terminou com candidata a prefeita assassinada:
Os tiros aconteceram fora do campo de visão da câmera, mas atingiram a candidata e outras vítimas. Veja o vídeo abaixo:
Morte de candidata a prefeita: investigação
Na manhã de segunda-feira (12), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, confirmou o ocorrido em uma coletiva de imprensa. Ela afirmou que o governo federal está colaborando com as autoridades locais e se colocou à disposição para fornecer apoio adicional, inclusive da Procuradoria-Geral.
A governadora de Veracruz, Rocío Nahle, informou que entre as vítimas fatais estão um homem e sua filha, além da própria candidata. A suspeita é de que os autores dos disparos estejam ligados ao crime organizado, possivelmente a um cartel com atuação na região. Apesar disso, as razões exatas por trás do ataque ainda são desconhecidas.
O crime ocorre em meio ao clima de tensão que precede as eleições municipais marcadas para o próximo dia 1º de junho.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui