O agente de mídia do Estado islâmico, conhecido como Abu Abdullah, também foi morto no ataque
Um ataque militar dos Estados Unidos da Amércia (EUA) no início desta semana matou Fadhil Ahmad al-Hayali, número 2 do Estado Islâmico. A Casa Branca confirmou a informação nesta sexta-feira e anunciou que o ataque aconteceu perto de Mosul, no Iraque. Fadhil Ahmad al-Hayalile estava dentro de um carro quando foi morto.
Também conhecido como Hajji Mutazz, Al-Hayali era considerado o vice-líder de Abu Bakr al-Baghdadi e o “principal coordenador na remoção de grandes quantidades de armas, explosivos, veículos e pessoas entre o Iraque e a Síria”, disse Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.
Al-Hayali estava no comando das operações do Estado Islâmico no Iraque e ajudou a planejar a ofensiva em Mosul, em junho de 2014.
“A morte de Al-Hayali vai impactar negativamente as operações do Estado Islâmico, dado que a sua influência se estendeu para as finanças, mídia, operações e logística do grupo jihadista”, disse Price.
“Os Estados Unidos e seus parceiros de coalizão estão determinados a destruir esse grupo terrorista que tem feito tanto mal e causado tanto sofrimento ao povo de diversas regiões”, acrescentou.
O agente de mídia do Estado islâmico, conhecido como Abu Abdullah, também foi morto no ataque, disse Price.
Fonte: Associated Press.