José dos Santos Capato, de 65 anos, confessou que ateou fogo na namorada Francisca dos Santos, de 66 anos, por ciúmes. O crime ocorreu no balneário Praia Grande, em Matinhos, no litoral do Paraná, nesta terça-feira (31). 

Em depoimento, prestado nesta quarta-feira (1º), o suspeito não mostrou arrependimento e declarou que cometeu o crime porque estaria sendo traído pela idosa. “Em nenhum momento ele se mostrou arrependido, muito pelo contrário, ele justifica o ato dizendo que ela estava traindo ele, que ela tinha um amante na cidade de Paranaguá”, contou a delegada Sandra Nepomuceno.

“Ele ouviu falar que ela teria um possível amante. Ele justifica o tempo inteiro como se isso fosse motivo pra que ele fizesse isso”, disse a delegada. 

Ainda conforme a delegada, o homem – que já possui um histórico de violência doméstica e, anteriormente, já havia sido detido por agredir sua ex-mulher – está preso e deverá permanecer atrás das grades até o julgamento. Ele poderá ser condenado a até 30 anos de prisão.

Idosa foi queimada viva

Segundo a investigação, Francisca foi agredida pelo namorado durante a tarde do dia 31. Na sequência, ele saiu de sua própria residência e quando retornou cometeu o crime.“O relato de um dos filhos dele conta que a vítima reclamou, se queixou que teria sido agredida durante a tarde, e o cidadão tinha saído de casa, ido esfriar a cabeça. Só que quando voltou, voltou já com a intenção de cometer esse feminicídio, porque quando chegou, ele já pegou o galão de combustível que ele tinha em casa, porque ele usa por trabalho dele, e jogou nela que estava sentada no sofá”, explicou Nepomuceno. 

Após encharcar a companheira de combustível, José colocou fogo em Francisca e, antes de fugir do local, chegou a ficar assistindo a mulher em chamas. “A cena realmente é de crueldade, a vítima realmente ficou em chamas durante vários minutos, tanto que os vizinhos chegaram, visualizaram ela agonizando e o cidadão saiu de casa, ainda encontrou um dos filhos e falou ‘vai lá’, extremamente frio”, completou ainda a responsável pelo caso. 

ateou-fogo-na-namorada-por-ciumes-em-matinhos-casa
A idosa não perdeu a consciência e os lugares por quais passou em chamas ficaram marcados. (Foto: Montagem/RIC Mais)

Tinha fogo na sala, fogo nos quartos, e daí, começamos jogar água, pegar água da piscina que eles têm lá atrás, e ela estava na sala já bastante machucada, bastante queimada. Aí, a gente conseguiu apagar o fogo e levamos ela para UPA já bastante ferida”, contou uma das testemunhas. 

A vítima chegou a ser socorrida e levada pelos vizinhos do namorado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Paranaguá, onde morreu, por volta das 22h30 de terça-feira.