O corpo do ator foi encontrado em casa na manhã desta terça-feira pelo filho
O ator e diretor de teatro Antônio Abujamra, de 82 anos, morreu na manhã desta terça-feira (28), em sua casa em São Paulo. As primeiras informações são de que a causa da morte teria sido um infarto.
Uma fonte próxima da família disse ao jornal O Estado de S. Paulo que ele estava bem pela noite desta segunda, mas que faleceu enquanto dormia. O corpo foi encontrado pelo filho Alexandre.
Ele será velado no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo.
O ator nasceu em Ourinhos (SP), em 1932, e teve uma vida dedicada ao teatro. Era conhecido como um dos introdutores dos métodos de Bertold Brecht nos palcos brasileiros. Participou dos grandes movimentos de inovação teatral no Brasil.
Abu, como era conhecido, era diretor de teatro, ator e dramaturgo. Deixa os filhos André e Alexandre, e dois netos. Há 14 anos ele apresentava o programa Provocações, na TV Cultura, em São Paulo. Em nota, a emissora lamentou a morte do artista: “É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa”, finaliza.
Em sua página no Facebook, consta que a irreverência era um traço marcante das suas encenações, além de um humor crítico em relação a tabus sociais. A carreira de Abujamra começou em Porto Alegre, onde atuou na peça Assim é que parece, uma produção do teatro amador universitário da capital gaúcha.
Abujamra trabalhou como diretor da extinta TV Tupi. Em 1998, participou do júri do Festival Mundial de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco, como o único convidado latino-americano, ao lado de estrelas do cinema mundial como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin.