Curitiba - Uma câmera de segurança captou em áudio a explosão na fábrica da Enaex Brasil em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta terça-feira (12). Moradores acordaram assustados e encontraram estragos nas casas (veja no vídeo abaixo)

Câmera capturou o barulho da explosão (Vídeo: câmera de segurança)

O equipamento capturou o áudio da explosão. São seis segundos de um estrondo contínuo. 

Explosão na Enaex Brasil deixa desaparecidos

O acidente aconteceu por volta das 5h56 da manhã em uma fábrica especializada em artefatos usados em grandes obras, como construção de rodovias, em que é necessário a detonação de rochas. A explosão na fábrica foi sentida em uma comunidade a poucos quilômetros de distância da empresa. Os moradores ficaram assustados. 

“Estávamos no nosso quarto e escutamos um barulho. A casa estava sacudindo e caíram coisas. Estouraram os vidros das lâmpadas e o forro também”, disse o lavrador José Machado. 

A esposa dele, a costureira Romilda Machado, disse também que na hora não conseguiu pensar em nada, somente que o mundo está acabando. 

“Não consegui pensar em nada. Só pensei: meu Deus, o mundo está se acabando”, desabafou a costureira. 

Estragos causados pela explosão
Conforme atualização do Corpo de Bombeiros, há o registro de 15 pessoas feridas (Foto: Colaboração/RICtv)

Moradores relatam prejuízos 

A comerciante Paula dos Santos também teve estragos em sua casa. O forro cedeu em várias partes e o estrago no quarto do filho de 9 anos foi ainda maior. 

“Foi um barulho ensurdecedor. Parecia uma bomba mesmo, por cima da casa. O forro caiu bem ao lado da cama dele”, relatou a mulher. 

Funcionários estão desaparecidos 

O Corpo de Bombeiros já foi autorizado a iniciar com as buscas pelos funcionários desaparecidos nesta explosão. Contudo, as informações ainda estão divergindo. Durante a manhã, o secretário de segurança, Hudson Teixeira, confirmou que mortes foram registradas e que oito pessoas estavam desaparecidas. 

“Existem pessoas mortas, infelizmente, mas estamos também na busca de sobreviventes no local. Eram para estar oito pessoas no local. Os nomes ainda não nos passaram. Agora temos que deixar a área inerte para que as equipes possam trabalhar. O número não passa de oito pessoas que estão sendo procuradas”, relatou.

Contudo, a empresa e também o Corpo de Bombeiros ainda não confirmam mortes e relatam que nove pessoas estão desaparecidas. Além disso, um diretor da fábrica informou que sete pessoas ficaram feridas e já não correm risco. 

ATUALIZAÇÃO: O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil. Clique aqui e veja quem são as vítimas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.