Um avião vindo do Peru, considerado suspeito, invadiu o espaço aéreo brasileiro na última segunda-feira (22) e foi interceptado próximo à cidade de Tefé, no Amazonas. A aeronave estrangeira realizou um pouso forçado em um alagado após uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal (PF). O piloto foi preso.

Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o avião foi detectado pelos radares da FAB sem plano de voo, matrícula aparente ou comunicação com os órgãos de controle. Diante da suspeita, um caça modelo A-29 Super Tucano decolou para realizar a interceptação e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
Durante a operação, o piloto de defesa aérea tentou contato via rádio e por sinais visuais, mas não obteve resposta. O procedimento evoluiu para ordem de mudança de rota e, em seguida, para tiros de aviso. Segundo a FAB, como a aeronave seguiu sem dar sinais de cooperação, foi classificada como ‘hostil’ e alvo de tiro de detenção.
Após a ação, o piloto manobrou e pousou em uma área desabitada, a cerca de 30 km de Tefé. Um helicóptero H-60 Black Hawk levou agentes da Polícia Federal até o local, onde o suspeito foi detido.
A FAB informou que a interceptação faz parte do esforço conjunto do Ministério da Defesa com órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, principalmente em áreas de fronteira utilizadas como rotas para ilícitos. A ação integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e a Operação Ostium, voltada ao controle do espaço aéreo e à segurança do tráfego no país.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui