Uma jovem boliviana de 19 anos foi resgatada de um apartamento em um bairro nobre de São Paulo após passar seis meses trabalhando como babá para um casal de médicos. Conforme o Sindicato das Empregadas e Trabalhadoras Domésticas da Grande São Paulo (Sindoméstica), ela estava em situação análoga à escravidão.

babá boliviana em situação escrava
O casal que “contratou” a jovem boliviana como babá segue em liberdade (Foto: Reprodução/Balanço Geral SP)

A princípio, o Sindoméstica havia recebido uma denúncia do grupo Conexão Babá sobre a situação da jovem. De acordo com Janaína Souza, presidente do sindicato, a jovem boliviana estava há cinco meses sem receber salário, proibida de sair do apartamento, comer, beber água ou entrar em contato com sua família.

Conforme o relato da boliviana às outras babás do condomínio, ela havia recebido o primeiro salário de apenas R$ 2 mil. Nos outros cinco meses, a empregadora estaria “guardando” o dinheiro para a funcionária.

Babá boliviana foi libertada pelo sindicato

Na última quinta-feira (20), a jovem foi libertada apresentando sinais de malnutrição e abusos psicológicos. Janaína levou a babá boliviana e os patrões até uma delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Entretanto, o casal de médicos foi liberado após serem ouvidos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.