Um idoso, de 67 anos, foi baleado dentro do prédio da Prefeitura de Ponta Grossa, na manhã desta quarta-feira (31). Segundo relatos, o homem estava na Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde quando se exaltou com uma atendente. Após proferir ameaças, o cidadão, que estava com um chicote, foi abordado pela Guarda Municipal, que acabou efetuando um disparo para conter o idoso.
Em nota, a prefeitura informou que o homem estaria colocando em risco a integridade física dos servidores, que acionaram a Guarda Municipal. Na abordagem, a suspeita era que o idoso estaria com uma arma de fogo.
Idoso com chicote é baleado na Prefeitura de Ponta Grossa
De acordo com informações preliminares, o homem estaria na Fundação Municipal de Saúde (FMS) tentando agendar uma consulta. Com a tentativa frustrada, o idoso iniciou uma discussão com a atendente e ameaçou os servidores que estavam trabalhando. Assustados com a agressividade do cidadão, os funcionários acionaram a Guarda Municipal.
Ao chegar, os agentes perceberam o comportamento alterado do idoso. Como a suspeita era que o homem estaria armado, os agentes tentaram evitar o pior e pediram para que ele se rendesse. Entretanto, o suspeito continuou agressivo e na tentativa de retirarem o objeto dele, uma guarda acabou efetuando dois disparos. Um atingiu a mão do homem de raspão, já a outra acertou a perna.
Com o idoso rendido, a guarda que efetuou os disparos constatou que o objeto era um chicote e não uma arma de fogo. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para um hospital de Ponta Grossa.
Prefeitura publica nota oficial
Por meio de nota oficial, a prefeitura de Ponta Grossa divulgou mais informações sobre o caso. Confira o texto na íntegra:
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), informa que a situação registrada na manhã de hoje (31) teve início durante o atendimento de um cidadão na Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde, onde o mesmo apresentou comportamento violento, proferindo ameaças, inclusive de morte, colocando em risco a integridade física dos servidores, que acionaram o acompanhamento da Guarda Municipal.
Durante deslocamento, a agente recebeu a informação de que havia a suspeita de indivíduo estaria portanto uma arma. Ao chegar a sala, a Guarda Municipal acompanhou o proferimento de ameaças e, em ato contínuo, a movimentação em direção a agente e a menção a tentativa de sacar um objeto. Diante da situação a agente sacou a arma e efetuou um disparo, atingindo mão e perna do indivíduo.
Em verificação, a agente constatou a existência de um chicote em posse do homem, que recebeu atendimento e foi encaminhado para o Hospital Municipal pelo Siate.