"Choramos tudo o que tinha pra chorar", diz baixista de banda curitibana roubada durante turnê internacional
A banda de punk rock The Yodees estava prestes a realizar seu primeiro show internacional quando sofreu um prejuízo enorme em equipamentos. O que era para ser um dos momentos mais felizes do grupo curitibano, acabou se tornando um pesadelo. Quando eles foram para a Itália, estavam com um carro alugado com os equipamentos dentro e pararam perto da Torre de Pisa. Quando voltaram, o carro estava totalmente quebrado e todos os equipamentos e itens pessoais foram levados. O prejuízo é avaliado em mais de R$ 30 mil.
- Leia também:
Em entrevista ao RIC Mais, o músico curitibano Juanito Miranda, contou como tudo aconteceu.
“O plano da banda foi chegar uma semana antes na Itália, alugar um carro e conhecer várias cidades antes de chegar no festival. Dormimos em Bolonha e, na manhã seguinte, fomos pra Pisa conhecer a torre. Estacionamos o carro em umas das ruas, tiramos algumas fotos, fizemos um lanche e quando voltamos o vidro do carro tava quebrado e todas nossas malas tinham sido levadas. Roupas, uniforme da banda, material de merchandising… Levaram tudo”,
conta o baixista Juanito Miranda.
Segundo o músico, a cada parada ele reservava um tempo pra trabalhar com edição de vídeo. Além de baixista, Juanito é videomaker e muitos dos seus trabalhos, principalmente de edição de vídeo, são feitos remotamente.
De acordo com o baixista, o prejuízo é avaliado em mais de R$ 30 mil.
“Esse é o cálculo que eu fiz dos meus equipamentos de trabalho. Se for somar roupas, malas, material da banda, acaba dando um pouco mais”,
explicou.
Segundo o baixista, dois integrantes da banda foram até a delegacia e fizeram um boletim de ocorrência. Mas não houve visita ao local do crime nem qualquer outro tipo de auxilio.
Como ajudar?
Agora os membros do grupo pedem ajuda para conseguir recuperar o valor perdido. Juanito usou o Instagram para desabafar e pedir ajuda aos amigos e fãs.
“Vim pedir a ajuda de vocês para que me indiquem para suas empresas, para empresas dos seus amigos, familiares, para todo mundo que precisar de vídeo. Preciso trabalhar agora e juntar para comprar os equipamentos de volta. Acho que vocês já conhecem meu trabalho no audiovisual, mas se não conhecem ainda tem meu site “,
disse o baixista Juanito Miranda, em vídeo no Instagram.
De acordo com o músico curitibano, o momento do desespero já passou e agora é a hora para se reerguer.
“Conto com o apoio de vocês neste momento difícil. A gente tá bem agora psicologicamente na medida do possível, já choramos tudo o que tinha pra chorar. E agora a gente precisa reagir, né?”,
explicou o músico.
Para ajudar a banda curitibana, os amigos próximos organizaram uma vaquinha online que já está disponível para receber doações. Outra forma de ajudar, como Juanito mencionou em vídeo, é indicando o trabalho de videomaker para empresas.
O perfil da banda no Instagram compartilhou algumas fotos dos shows da Europa e declarou que, apesar de tudo, as memórias da viagem internacional vão ser eternas.
“Apesar das coisas não tão boas que aconteceram durante a viagem, essas são as memórias que levaremos conosco para o resto de nossas vidas. Estar no palco do @punkrockraduno e se divertir com nossos amigos e maiores ídolos!”
Conheça a história da banda
A banda The Yodees se apresenta desde 2018. O grupo toca músicas autorais em inglês (que, em geral, falam sobre garotas) vestindo camisetas raglan brancas e azuis combinando – uniforme que os amigos da banda chamam carinhosamente de “pijaminha”.
A banda de Punk Rock Bubblegum/Pop Punk de Curitiba, é composta por quatro integrantes: Yudi Iwamoto na guitarra base e vocal; Bruno Bera na guitarra; Juanito Miranda no baixo; e Leandro Seco na bateria.
O álbum de estreia, o “The Yodees S/T”, foi lançado em 2019 e está disponível em todas as plataformas digitais. No Spotify, o disco já foi ouvido mais de 44 mil vezes por 9 mil usuários diferentes.
The Yodees tem ainda dois singles, Not Today (2020) e Easy Kill (2021), ambos gravados e produzidos à distância durante a pandemia do novo coronavírus. A banda lançou seu segundo álbum em junho de 2022.