Materiais usados no tratamento de pacientes com Covid-19 foram furtados da Unidade de Saúde Augusta, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), entre a noite de quinta-feira (10) e madrugada desta sexta-feira (11).
De acordo com Cléverson Fragozo, chefe do Distrito Sanitário da CIC, os criminosos deixaram um rastro de destruição na sala usada para atender os pacientes e levaram um torpedo de oxigênio, oxímetro, aspirador cirúrgico, materiais para intubação e medicamentos. “Hoje pela manhã a equipe se apresentou para trabalhar e se deparou com a Unidade de Saúde arrombada. O espaço onde atende os pacientes com Covid-19 ou suspeita de Covid estava todo danificado com a porta arrebentada e vários equipamentos foram levados”, explica.
Fragozo ressalta que os principais afetados pelos criminosos são os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de atendimento. Ele ainda faz um desabafo ao lembrar que os profissionais de saúde estão trabalhando há mais de um ano sem descanso e ainda precisam lidar com esse tipo de situação.
“Isso gerou um prejuízo para a comunidade porque demorou para o espaço ser organizado para estar disponível para o atendimento. Sem contar a frustração da equipe que está trabalhando sem parar há 15 meses, de 8 a 10 horas por dia, e acabam se deparando com essa situação. É muito revoltante, muito triste. Acho que a população acaba perdendo e o governo também porque tem que ficar repondo esses equipamentos que foram furtados. É lamentável”, finaliza.



