Já está em vigor a lei que estabelece novas medidas de segurança para estabelecimentos como bares e casas noturnas em Curitiba. Sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet, o novo regulamento determina a instalação de placas de controle eletrônico que informam a capacidade de lotação do local, assim como o número de pessoas que estão no estabelecimento no momento. O dispositivo também deve ser instalado dentro da casa. A lei não prevê prazo para as empresas se adaptarem.

Segundo o autor da proposta, o vereador Jairo Marcelino (PSD), a iniciativa visa prevenir tragédias como o incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no início do ano passado. “Não podemos nos omitir, temos que fazer a nossa parte para proteger as pessoas que buscam diversão. Com o cumprimento da lei, até mesmo os empresários estarão mais protegidos”, afirmou. No acidente, morreram 242 pessoas e outras 116 ficaram feridas.

Para o parlamentar, a divulgação das informações trará mais segurança, pois ficará a cargo da consciência de cada um entrar em um local que já está lotado. “Não vejo ninguém que seja contrário quando você faz algo para trazer mais segurança para o ser humano”, completou.