Um recém-nascido foi encontrado morto dentro do quarto da casa da família, que fica no Jardim Interlagos, na zona leste de Londrina, norte do Paraná. O bebê nasceu no dia cinco de julho na maternidade municipal da cidade. O óbito ocorreu 15 dias depois. A família suspeita que houve negligência durante o parto.
“Nós chegamos lá (maternidade) 10 e pouco e foi ter o filho 11 horas, o coração do bebê parou. Tiveram que fazer uma cesárea, que ela (mãe) não tinha contração. Depois a criança saiu e foi para a incubadora. Ficou lá e eu não pude mais continuar lá dentro. Vim embora.”
relata a avó do bebê, que preferiu não se identificar, em entrevista ao Balanço Geral Londrina.
Dentre alguns dias, o bebê foi liberado e encaminhado para a casa, onde foi encontrado morto em um dos quartos. Na manhã de segunda-feira (19), os parentes foram até a delegacia prestar depoimento.
“O bebê era pequeno e eles forçaram demais. Forçaram demais e o coraçãozinho dele já saiu muito fraco da maternidade. Os médicos tinham que fazer o toque para ver se ela tinha abertura, mas ela não passava de seis a abertura. Para ter filho tinha que ser 10. Daí eles insistiram até acontecer o que aconteceu com o meu neto.”
O médico legista do Instituto Médico Legal de Londrina (IML) não conseguiu identificar a causa da morte do recém-nascido. Serão feitos exames mais aprofundados, em Curitiba, para tentar esclarecer o motivo.
“De imediato, ele (médico) não conseguiu visualizar nada que justificasse o óbito. Então ele pediu exames complementares, fez coletas de material e vai para os laboratórios da capital para exames complementares.”
explica a chefe do IML Londrina, Cristiane Ferreira.
A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre o caso e lamentou a morte da criança. De acordo com o comunicado, foi feito contato com a mãe dias antes do ocorrido e que não houveram problemas registrados. Confira a nota enviada à equipe na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde investigou o caso trazido pela reportagem da RIC TV e chegou as seguintes informações:
[Nome da mãe protegido], gestação de 37 semanas e 4 dias, internada às 22h45 do dia 04/07/21 devido a trabalho de parto e por ter apresentado no exame físico, uma altura uterina menor que a esperada para a idade gestacional. O nascimento do bebê ocorreu às 11h03 do dia 05/07, por cesárea, com peso de 2,094 kg. Ambos foram mantidos em observação na maternidade até dia 09/07, quando receberam alta, pois tiveram uma ótima evolução.
No dia 14/07, a Unidade Básica de Saúde em contato telefônico com a paciente, como é feito com as pacientes da Maternidade, foi conversado diretamente com [nome da mãe], a qual se referiu que estava tudo bem e que estava amamentando a criança adequadamente com bastante leite.
Esta foi a última informação que o sistema de saúde teve do recém-nascido.
A Secretaria de Saúde lamenta com pesar o falecimento da criança.