Um bebê foi encontrado morto dentro de uma cela da HMP Bronzefield, o maior complexo penitenciário feminino da Europa, localizado em Middlesex, na Inglaterra. De acordo com informações, a detenta, que estava grávida, deu à luz sozinha, entretanto a criança não resistiu e morreu. O caso foi registrado na última sexta-feira (27).

Uma diretora da unidade prisional concedeu entrevista ao site The Sun e informou que as investigações estão sendo realizadas.

Presa dá a luz sozinha

“Estamos apoiando a mãe nesse período angustiante e nossos pensamentos estão com ela”, declarou Vicky Robinson, ao The Sun. De acordo com a diretora, a unidade contribuirá com o que for possível para ajudar a solucionar este mistério. “Estamos realizando uma revisão completa e trabalhando com as autoridades durante as investigações”, destacou.

A diretora ainda informou que foi realizado um chamado para atender a morte de um bebê dentro da unidade prisional às 9h07, da sexta-feira (27). No local, com mais de 500 mulheres presas, as detentas podem permanecer com os filhos até eles completarem um ano e meio de vida.

“A morte está sendo tratada como inexplicável e a investigação continua instaurada para estabelecer as circunstâncias completas do que aconteceu”, comentou Vicky.

Entidade cobra explicações “todas as mães devem ter o direito de dar à luz com dignidade”

A presidente da entidade Women in Prison, que preza pelos direitos de mulheres detentas, exigiu esclarecimentos sobre o caso. De acordo com a Dra. Kate Paradine, as presas merecem um atendimento no momento do parto.

“Todas as mães devem ter o direito de dar à luz com dignidade. Mas, repetidas vezes, ouvimos falar de situações em que isso não está acontecendo, com as mães tendo negados regularmente os acessos aos cuidados vitais de saúde e maternidade”, destacou Kate.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.