As buscas pelo jovem desaparecido no Parque Estadual Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, seguem neste sábado (3). Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, desapareceu após passar o réveillon com uma amiga nas trilhas. Para as buscas deste terceiro dia, por conta das condições climáticas favoráveis, o Corpo de Bombeiros utiliza mais profissionais e uma aeronave.

Montagem com a foto de ROberto Farias Thomaz e bombeiros nas buscas
Bombeiros buscam por jovem desaparecido há mais de 48 horas no Pico Paraná (Foto: Arquivo Pessoal/ Corpo de Bombeiros)

Conforme o Capitão Dubas, que coordena os trabalhos neste sábado (3), para este terceiro dia é adotada uma nova estratégia, com o objetivo de encontrar Roberto com vida.

“O que nós fazemos hoje, diferente de ontem, principalmente pelas condições favoráveis do tempo, é a incursão de 17 profissionais, sendo do GOST, do CBM e do Cosmos, em locais específicos, na área que já estamos desde o início do primeiro dia, onde tem a maior probabilidade de encontrar o Roberto com vida. Levamos até o pico drones com profissionais habilitados, e materiais para técnicas verticais, assim poderemos acessar grotas, fendas, locais onde pode ser que o Roberto esteja”, declarou Dubas.

Ao todo, 46 profissionais, entre militares e montanhistas, estão no Pico Paraná em busca de Roberto. Na base da montanha, cerca de 10 bombeiros acompanham as atividades e repassam orientações aos militares que estão nas trilhas.

Com o uso da aeronave, o capitão destaca a economia de tempo. “A aeronave faz um grande diferencial, por solo levaria até 6 a 8 horas de caminhada até os locais, além do profissional chegar no ponto descansado”, completou.

Após mais de 48 horas de buscas, ainda não há informações sobre o paradeiro de Roberto.

Jovem desaparece no Pico Paraná

Roberto Farias Thomaz está desaparecido desde a manhã de quinta-feira (1º), após passar o réveillon com uma amiga no Pico Paraná. Os dois se conheceram há pouco tempo e se encontraram algumas vezes antes da situação.

Montagem com foto da amiga do desaparecido no Pico Paraná e do Roberto Farias
Amiga de jovem desaparecido no Pico Paraná revelou detalhes da ocorrência à Ric RECORD (Foto: Luciano Chinasso/ Ric RECORD/ Arquivo Pessoal)

Após o desaparecimento, a jovem gravou vídeos sobre como aconteceu a ocorrência. A amiga relatou que Roberto passou mal durante a trilha e, por mais que tenha sido aconselhada a não deixar o jovem sozinho, voltou até o acampamento sem ele.

“Eu cheguei 7h50 no acampamento 1, dormi até às 9h, e às 9h15 outros três rapazes chegaram no acampamento. Eles perguntaram sobre o Roberto, eu disse que ele estava vindo atrás. Daí eles falaram que ele deveria estar perdido. Nos preparamos em 15 minutos e fomos atrás dele, até perto de onde vimos ele pela última vez. Eu fiquei em um canto e os rapazes entraram em outras trilhas. A gente passou sede, passou fome, tivemos que se ajoelhar para tomar água de lama porque gritamos muito. Daí chegou um momento que estávamos muito cansados, e os bombeiros mandaram a gente voltar para não sermos outras vítimas”, comentou a amiga.

Assista resumo das buscas no por jovem desaparecido no Pico Paraná:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.